Os planos de Sebastião Oliveira
Nova regra para venda de antibióticos já está valendo
Estado abre mão de R$ 340 milhões em impostos
Essa é de 1900 e lá vai o trem #2
Campanha do Diabo
Leitores querem Paulo, mas se dividem quanto a alianças
No Ceará se não solucionar problema na saúde não faz festa
Os médicos e a realidade da saúde pública
Entrevista com o Governador Eduardo Campos
Melhorias Necessárias
Triunfo, cidade turística com atrativos naturais é abençoada por Deus. Entretanto, necessita de melhorias em alguns setores da cadeia produtiva para uma melhor prática turística na cidade. Os setores que falo são: na área gastronômica, aos quais é necessário cursos de aperfeiçoamento, tendo em vista que o Sebrae e a Abrasel juntos promovem o "Sabores do Sertão", o qual o Betos Bar e Restaurante merece os parabéns do JET que ganhou o 2° Lugar neste ano com seu prato da casa feito por Vilani. Além do Beto's, outros estabelecimentos como pousadas e restaurantes participaram desta competição ajudando a divulgação de seu produto. Creio que agora sim perceberam a importância da competitividade e aperfeiçoamento profissional nesta área para lucrar.
A deplorável situação das rodovias estaduais
. | |
|
A vez é de Triunfo!
A ação empreendedora dos sócios, Diego Oliveira, Hayann Christyann e Caio Borges, juntamente com o apoio da eCoopertec, têm o intuito, por meio do marketing digital, desenvolver a nossa querida cidade turística do interior de Pernambuco, a mais conhecida como “O oásis do Sertão”, admirada pelos seus visitantes e turistas. Com esta ferramenta de marketing, o Portal de Triunfo, o Mundo saberá que esta cidade tem a oferecer de melhor para seu público com suas riquezas naturais, religiosidade e cultura, abrindo caminho ao fomento de empreendimentos turísticos ao decorrer dos anos.
Oportunidades de negócios surgirão, pois, um bem sempre é seguido de outro bem. Capacitação de jovens e empresários, que estão sendo viabilizadas pela CR MicroConsultoria Empresarial em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco-UAST. Sabendo que o fluxo de pessoas da cidade irá aumentar em conseqüência desse meio de comunicação, que é o Portal de Triunfo, a cidade estará mais preparada para receber satisfatoriamente o turista e assim ocorrendo um crescimento e desenvolvimento harmônico e contínuo.
Sesc Triunfo ou Triunfo Sesc?
É De Direito #11
Estudo sobre Diabetes mostra perfil sócioeconômico de Canaã
Esta pesquisa foi revisada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (CEP/CCS/UFPE) (registro n° 190/2006). Todos os participantes leram e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.
Dos 198 indivíduos estudados, 68 (34,4%) eram homens e 130 (65,6%), mulheres, com idade média de 57,4 anos (31-90 anos), sendo 56,7 anos entre os homens e 57,7 anos entre as mulheres. Do total da amostra, 13,1% eram analfabetos, 80,0% tinham apenas o ensino fundamental, 6,9% tinham ensino médio e não havia indivíduos com ensino superior. Em relação à renda mensal individual, 81,3% dos indivíduos ganhavam menos de 1 salário-mínimo, 16,7%, entre 1 e 2 salários mínimos e 2,0%, mais de 2 salários-mínimos. Quanto aos hábitos, 28,2% dos indivíduos eram fumantes e somente 27,8% praticavam atividade física.
Nesta população estudada, 27 indivíduos eram diabéticos, sendo, portanto, a prevalência de DM nessa população de 13,6%. Esta se revelou mais elevada entre as mulheres −16,2%, do que entre os homens avaliados − 8,8%, com diferença significativa.
De todos os diabéticos identificados, 24,0% não tinham ainda diagnóstico e dos que já eram previamente diagnosticados, somente 8,0% se encontravam controlados do ponto de vista glicêmico.
Nesse estudo 68,0% dos diabéticos detectados apresentavam Hipertensão Arterial; e, ao se estratificar os níveis pressóricos desses pacientes com DM desta amostra, observou-se que apenas 22,2% apresentavam níveis de PA nas metas recomendadas, ou seja, inferiores a 130 x 80 mmHg. Os demais (77,8%) apresentavam níveis anormalmente elevados de PA, sendo 18,5% entre 130 x 80 mmHg e 140 x 90 mmHg e 59,3% acima de 140 x 90 mmHg.
Esse estudo foi bastante interessante e revelou altas taxas de pacientes com Diabetes no distrito de Canaã. Impressionante saber que 24% sequer sabiam que tinham a doença, além de que poucos tinham a doença controlada.
Estudos como esse são importantes para direcionar as estratégias de saúde pública. Com esses dados em mãos os PSFs poderiam agir mais focado visando o controle das doenças crônicas, pois estas se não bem controladas acabam por debilitar bastante o paciente além do SUS ter gastos maiores para tratar as complicações.
Referência: Prevalência de diabetes melito e fatores associados em população urbana adulta de baixa escolaridade e renda do sertão nordestino brasileiro
Acidentes com moto aumentam no Brasil e em Triunfo
A frota de motos cresce no Brasil e com ela o número de vítimas do trânsito com sequelas gravíssimas.
Um estudo do Hospital das Clínicas de São Paulo mostra que aqueles que escapam da morte enfrentam uma dura rotina. E a pesquisa traz uma surpresa: os motoboys não são mais a maioria das vítimas.
Um ano e meio numa cama. Ombro e braço esquerdos sem vida - os nervos que os ligavam à coluna foram rompidos A perna não pode tocar o chão, porque falta um pedaço do fêmur, o osso da coxa - ficou no asfalto. Ele bateu em outra moto. As duas em alta velocidade. O raio-x mostra o osso quebrado, a parte que falta e que uma cirurgia no dia seguinte vai tentar corrigir.
“Eu acho que no imaginário do motoqueiro, às vezes passa a ideia de que existem duas situações possíveis: ou eu morro, e está resolvido o problema, ou vou viver. Só que entre a morte e a vida deste motoqueiro, e é isso a proposta do trabalho, é mostrar que há uma série de problemas que vão causar um ônus para este indivíduo tremendo ao longo da vida dele”, diz o dr. Marcelo Rosa.
No Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, o doutor Marcelo Rosa viu se multiplicar o número de mutilados pelos acidentes de moto. É para lá que são encaminhados os casos mais graves, que precisam de cirurgias de alta complexidade. Ele coordenou um estudo para medir a dimensão dessa tragédia.
A pesquisa acompanhou 84 pacientes que foram internados no Hospital das Clínicas de São Paulo entre maio e novembro do ano passado. Esses pacientes foram acompanhados durante seis meses. O resultado é um retrato assustador do impacto desses acidentes sobre a sociedade. Em custos hospitalares, no prejuízo provocado por esses jovens que deixam o mercado de trabalho e no efeito devastador para as vítimas e suas famílias.
“Abalou psicologicamente tudo. Minha esposa, meus filhos, tudo, tudo, família. Por que, como cuidar de uma pessoa que vai chegar em casa deficiente?”, desabafa Danilo Américo. Ele ia no corredor entre os carros. Um deles fechou o espaço.
“Já caí no chão sem o pé, totalmente, não tenho nem palavras para dizer o fato”. O pé foi decepado. Trinta dias no hospital. Cinco cirurgias. Uma delas reimplantou o pé.
“Foi pesado, você ver a tua vida, a vida dos teus filhos se desestruturarem em fração de segundos. É muito difícil, você não sabe o que vai fazer, não sabe como vai ser o teu amanhã, você não tem como planejar o teu amanhã, o amanhã dos teus filhos. É doloroso”, conta a mulher de Danilo.
O Ministério da Previdência não tem um cálculo de quanto o país gasta em benefícios para acidentados de moto. Mas a pesquisa mostra que seis meses depois do acidente, 82% dos pacientes ainda não tinham voltado a trabalhar, nem retomado atividades simples do dia-a-dia.
Em média, os pacientes ficaram 18 dias no hospital. Fizeram mais de duas cirurgias e custaram R$ 35 mil ao SUS cada um.
“É uma epidemia, porque os números mostram um alto índice de acidentados de moto, um alto índice de sequelados, Tudo o que caracteriza uma epidemia, toda a mobilização da área da saúde, custos sociais, isso tem que ser caracterizado como epidemia. Como a que tivemos da gripe suína. Como epidemia, elas exigem medidas fortes, precisam de estudos estatísticos adequados, precisam da intervenção da engenharia de tráfego, precisa de medidas fortes como foi tomado na gripe suína”, diz o médico.
Em Triunfo do mês passado para hoje foram inúmeros os acidentes com muitas vítimas, alguns dos acidentes foram muito trágicos. Em um plantão na maternidade o qual eu estava acompanhando meu pai foram cerca de 6 acidentes, que apesar de leves mostram que se torna cada vez mais frequente esse tipo de fatalidade.
A imprudência é a maior das causas. A maioria dos pacientes tinham ingerido bebidas alcoólicas.
O problema só aumenta. Quem anda de moto precisa ter muito mais cuidado, precisa estar com a máxima atenção porque um simples deslize pode acabar com a sua vida, sua família e pior, tirar a vida de pessoas que as vezes não tem nada a ver com a história.
Essa é de 1900 e lá vai o trem
Essa foto é de 1989, quando foi realizado a limpeza do açude em parceria com outras prefeituras da região. No final de dezembro, ainda com as obras em andamento, uma chuva encheu novamente o açude, para a surpresa de todos.
Se você tem uma foto ou história mande pro nosso email, jetriunfenses@yahoo.com.br, ajude a perpetuar a história de nossa cidade.
4° Momento da Consciência Negra em Triunfo
Festividades na Comunidade Águas Claras
08h – Concentração na Praça Carolino Campos
08h30min – Saída rumo ao Sítio Águas Claras
10h – Palestra na Associação de moradores do sítio Águas Claras
Tema: A inclusão social do negro nos dias atuais
Palestrante: Denis Carlos Gomes
11h – Dinâmica de entrosamento na comunidade (falas, improviso dos artistas populares, café com prosa)
12h – Almoço Dançante (forró pé-de-serra)
14h – Início das apresentações culturais:
- Escola de Percussão do Colégio Milton Pessoa do Sítio Santa Maria;
- Banda Isaias Lima;
- Cia de Arte e Cultura Renascer do Sertão de Jericó-Triunfo ;
- Cia de Danças Espressarte – SESC – Triunfo;
- Coco do Quilombo do Livramento (PB);
- Coco do Quilombo da Águas Claras (Triunfo);
- Desafio de Emboladores : Zé Bernardo, Zé Baião & Convidados;
- Forró pé-de-serra
Transporte e almoço gratuito.
22 à 26/11 Oficinas Culturais
27/11- Praça José Veríssimo Jr
A partir das 22h00min
- Ambrosino Martins (Triunfo)
- Marcelo Pantera e os Bruxos da Noite (Olinda)
- Radiola Serra Alta (Triunfo)
- PE 87 (Tabira)
- Secaeiros (Afogados da Ingazeira)
28/11 - Encerramento do IV Momento da Consciência Negra na Comunidade do Espírito Santo - Bodega de João Baião
Almoço dançante e Apresentações Culturais.
Fonte: Olha eu que fiz
Triunfo será mais conhecida do que é.
Dicionário da Transparência
Do inglês: Transparency
Do português: Pra que mostrar?
Buscamos sempre nos informar do que nos rodeia, mas os órgãos públicos (ainda) buscam nos esconder. É uma situação que acaba gerando o desagrado por parte de um povo que quer e gosta de saber onde e como seu dinheiro está sendo implementado.
Não adianta interagir, o que causa o efeito de unidade por parte dos colaboradores é o comprometimento e relacionamento de igualdade que os dados da cidade revelam. Vejamos... se reclamo da saúde, se reclamo da educação e todos os dias alguém nos telejornais diz que o governo está “abarrotado” de dinheiro só esperando projetos, a única coisa que posso pensar é que os que candidatos que elegemos estão pegando nosso dinheiro e nada estão fazendo.
Balanços semanais, mensais, semestrais deixariam que mais da metade das críticas fossem sanadas pelo simples fato de sentirmos a ação de bem coletivo que os gestores estão tomando. Os projetos podem ser que não vinguem, mas saberemos que eles foram feitos.
No meu curso, aprendi que publicidade não vende o que o produto tem, mas sim o que a propaganda transmite. Isso pode ser usado na “Máquina” do poder público. Queremos ação, além desta a tão sonhada transparência. Mas é muito difícil isso acontecer, pois instituições que não revelam seus balanços, metas ou projetos tem algo a esconder. Sendo assim não serei eu, um simples estudante, que mexerei no formigueiro com a mão cheia de doce.
É de Direito #10
JF - A organização judiciária criou várias varas. Elas não foram ainda instaladas, porque ainda falta o elemento principal que é o juiz. Somente após esse concurso é que eu poderei fazer a instalação de várias varas, inclusive no interior do Estado.