Foi-se o tempo das grandes lutas, do combate a ditadura, da luta pelas diretas já, dos caras pintadas contra Collor. Foi-se o tempo também que os estudantes se juntaram por uma causa nobre e acabaram por formar a UNE que se tornou símbolo da luta pela garantia da liberdade e pelos direitos dos estudantes.
A UNE passou a ser uma entidade partidarista, que busca apenas os interesses dos seus próprios integrantes. É de se espantar o silêncio após tantas notícias ruins sobre a educação nesse país, só pra citar alguns, a queda de mais de 1 milhão de alunos matriculados no ensino médio, os erros crônicos do ENEM entre outros. A UNE não moveu uma palha em defesa de nós, estudantes.
O que surpreende também é como a entidade cresceu em faturamento. Foram repassados pelo governo federal cerca de 15 milhões nesses últimos anos, e pra fechar com chave de ouro acabou abocanhando a bagatela de 44 milhões do nosso suado dinheiro para construção da sede de 13 andares , sendo 30 milhões liberados esse mês, como reparação dos danos causados pela ditadura militar.
Nada contra receber essa reparação, talvez o valor seja muito maior do que o necessário já que este é de longe o maior valor pago pela união as vítimas da ditadura, mas a negligência apresentada nos leva a pensar se vale a pena a instituição ficar atrelada ao governo para receber essa fortuna, deixando de lado a classe por ela representada.
A UNE perdeu então seu brilho, sua credibilidade, pois como poderá lutar contra quem lhe financia?
1 Comentários:
Rapaz a muito pensava sobre. Mas não na esfera só de UNE, mas também dos conselhos regionais e federais dos profissionais, tais como conselho federal dos enfermeiros, de odontologistas. Muito se paga mas pouco é feito pelos adminstradores escolhidos de forma "democrática" (Aspas pois na maioria das vezes é chapa única). Então a problemática não está somente nos órgãos que são financiados pra ficarem calados, como é o caso da UNE, mas também nesses "conselhos".
Postar um comentário
1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.