quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tiririca quer criar ‘Vale-Livro’ para ajudar estudantes de baixa renda


O deputado federal Tiririca (PR-SP) apresentou seus primeiros projetos na Câmara, dois deles ligados à educação. Quatro meses depois de assumir o mandato e depois de passar por testes para provar que sabe ler e escrever, o deputado mais votado do Brasil pede alteração na lei que institui a Política Nacional do Livro e a criação do “Bolsa Alfabetização”.

Tiririca sugere a criação de um benefício que atenda estudantes dos ensinos Fundamental e Médio das redes públicas para a compra de livros. O “Vale-Livro” seria um valor dado pelo governo e que daria ao estudante a possibilidade de comprar livros de sua preferência e, dessa forma, como explicou o deputado, “criar uma nova cultura literária nas escolas e na sociedade”.

“O aluno, através de seu gosto e aptidão, vai poder escolher os livros de seu interesse e adquiri-los, poderá levá-los para sua residência, formar sua pequena biblioteca pessoal, além de emprestá-los a seus familiares e amigos. Assim, a leitura deixa de ser uma mera obrigação escolar para se tornar um prazer, pois o aluno escolhe aquilo que realmente quer ler”, justifica o texto apresentado pelo deputado.

A segunda proposta de Tiririca é um plano de incentivo financeiro, fixado no valor mínimo de R$ 545, para adultos com idade superior a 18 anos que cumprirem, com sucesso, o programa de alfabetização durante um período de seis meses.

A terceira proposta apresentada pelo deputado está ligada à cultura. O projeto pede a alteração da lei que dispõe sobre a organização da assistência social, para criar programas de amparo às pessoas e famílias que exercem atividades circenses e de diversões itinerantes. Tiririca trabalhou em circo antes de se tornar um comediante conhecido. Suas propostas foram entregues na semana passada e aguardam despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

1 Comentários:

Anônimo disse...

Basta de bolsas e de apelação.Tudo os "pobres alunos da escola pública" já recebem; desde a farda à alimentação. Ainda querem mais??? Um salário para adultos se alfabetizarem? Pra votarem assim sem saber o que fazem??? Agora com a terceira proposta eu concordo.

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.