quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje


O Sermão da montanha (*versão para educadores*)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentados sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:- Em verdade, em verdade vos digo:- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
- Felizes os misericordiosos, porque eles...?
Pedro o interrompeu:- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?André perguntou:- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:- Esqueci meu papiro!Bartolomeu quis saber:- Vai cair na prova?
João levantou a mão:- Posso ir ao banheiro?Judas Iscariotes resmungou:- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:- Vai valer nota?Tiago Menor reclamou:- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinadonada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?Caifás emendou:- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividadesintegradoras com outras disciplinas?- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas ereservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulospara que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia donosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes..."

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