Safra recorde de grão contribui para melhorar a renda de agricultores
Do Globo Rural
A temporada não foi de boas notícias em várias regiões do Nordeste. Houve seca em determinadas áreas e os pequenos produtores perderam as lavouras. Muitos agricultores tiveram dificuldade para receber o seguro Garantia Safra do governo. No Piauí, houve até protesto no mês de outubro.
A seca, no entanto, ficou restrita a algumas regiões. De uma forma geral, o balanço 2011 foi positivo. No município do Crato, por exemplo, no Cariri cearense, os agricultores tiveram boa colheita de milho e feijão.
A gerente regional da Ematerce Maria Elcileide Mendonça confirmou os bons resultados. "É um ano de grande comemoração para a agricultura familiar, para os agricultores e para as famílias que tiveram a oportunidade de ter uma oferta maior de alimento e a venda também do excedente da produção nos municípios e na região”, explica Maria Elcileide.
Os agricultores nordestinos comemoram o aumento da renda em 2011 graças à safra recorde de grãos colhida no primeiro semestre. Apesar dos problemas provocados pela estiagem em algumas regiões; em outras, o clima ajudou e a produção total chegou a 15,9 milhões de toneladas, com um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2010.
No município de Santa Cruz da Baixa Verde, no sertão do Pajeú, em Pernambuco, o agricultor Antônio Sabino conseguiu aumentar o rebanho de seis para 22 cabeças de gado e ainda concretizou um sonho de muitos anos com a compra do carro.
O agricultor Luís Gonçalves ganhou um bom dinheiro com a plantação de inhame e com as frutas diferentes que colheu no pomar de três hectares. Ele usou os lucros para construir dois mil metros de cerca, levar água encanada para a casa e cavar a barragem. Em 2012, o pequeno produtor pretende aprender a ler e escrever na escola improvisada que montou na garagem do sítio para os adultos da comunidade.
Basta assistir o vídeo para ver a reportagem completa!
0 Comentários:
Postar um comentário
1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.