A qualidade da gestão orçamentária do município de Triunfo atingiu o melhor índice de todos os municípios do Sertão do Pajeú e a 10ª colocação entre todos os municípios do Estado. Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) do Sistema Firjan com análise das estatísticas do ano base de 2010.
A eficiência na gestão orçamentária das prefeituras é medida com base na avaliação dos gastos com pessoal, da relação das dívidas a pagar acumuladas com recursos disponíveis para cobri-las no exercício seguinte, dos investimentos e ainda do custo da dívida que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos.
“É de fundamental importância (essa colocação) porque outros municípios grandes, talvez com arrecadação milhares de vezes maior que Triunfo, não atingiram esse patamar” comemorou o prefeito Luciano Bonfim. O município vizinho de Serra Talhada, por exemplo, tem uma arrecadação bem superior a da prefeitura triunfense e mesmo assim ficou na 111ª colocação.
Em toto país, a situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros segundo o Sistema Firjan. Apenas 2% das cidades brasileiras têm índice de excelência em gestão fiscal.
MELHOR IDH – Triunfo também se destacou, este ano, pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) ficando em primeiro lugar no Pajeú e 12º colocação com relação aos 187 municípios do Estado.
(Assessoria)
0 Comentários:
Postar um comentário
1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.