quarta-feira, 14 de abril de 2010

Triunfo de ontem, é Triunfo de hoje

Antes de tudo vamos fazer uma volta no tempo, voltemos para o ano de 1983:

LIMPEZA
(A sujeira do lado público)

Garantimos que umas mil e trezentas toneladas de areia, barro, lama, além de outros materiais, seriam retiradas do nosso “lago público”(açude) caso fosse efetuada uma operação limpeza naquele que se constitui numa das nossas maiores atrações turísticas e que está completamente abandonado e cheio de detritos e entulhos.
Vamos aproveitar a época da estiagem e junto ao D.N.O.S. conseguir máquinas adequadas que possam executar esse serviço.

EDUCAÇÃO
(“Professor reclama pagamento”)

O agrônomo Nilson Madureira, que foi convidado a lecionar diversas cadeiras no Técnico Agrícola da Escola Monsenhor Luiz Sampaio, cumpriu com eficiência a sua função, sendo elogiado por todos, mas antes do final do período ameaçou deixar o curso e a turma de “concluintes”, pois a Prefeitura não paga há meses a ajuda financeira de quinze mil cruzeiros que se comprometeu a pagar.
A desculpa é sempre a mesma: “A Prefeitura não tem dinheiro” (Para educação)!

Jornal A Verdade Escrita. Outubro/Novembro de 1983, página 2.

Estes trechos acima foram retirados do finado jornal A verdade Escrita, mais uma vez os fatos daquele antigo jornal reafirmam que os mesmos problemas podem ser encontrados em todas as gestões sucessoras da data citada acima ou de até antes.

A política feita nas cidades pequenas e principalmente em Triunfo (Principal por ser a nossa cidade), são do estilo banho maria... pão e festa... verdadeiramente sendo levada pelo bucho. Bucho este que abriga um rei, diga-se de passagem, pois ainda não vi um político que falasse da cidade como NOSSO GOVERNO (povo) e sim MEU GOVERNO (rei).

Comparando estas problemáticas acima com hoje podemos inferir que:

  • O Lago João Barbosa está quase deixando de ser lago para virar duna, pois as marcações de áreas assoreadas já ocupam quase toda a parte de frente da antiga rodoviária.
  • Já sobre os professores, essa creio que não é uma área valorizada ali, infelizmente. Mas também não dispondo de um colégio modelo de educação fica difícil ter uma classe de professores que fiquem satisfeitos a lecionar. Bem que a secretaria de educação poderia ir atrás de recursos pra ter em Triunfo um CEEPAC da vida (na questão de referência de educação regional como um dia foi o Stella Maris), onde escola e atividades extracurriculares fizessem parte da vida dos estudantes.
É isto, inovação seria uma das coisas mais certas que já pensei para ali, não inovação de GRUPO, mas sim de mentalidade. A pessoa que entrar na administração da cidade ter o instinto realmente de administrador-empreendedor, ser uma das cabeças de uma equipe, fazer com que a máquina funcione (e funcione bem!).

Gostaram? Eu até que achei interessante isto...mas lembrem-se: só são palavras bonitas. Uma coisa é falar, outra completamente diferente é fazer, botar em prática quando se está lá.

5 Comentários:

Toninho Melo disse...

A ultima limpeza do açude foi em 89 se eu não me engano. Muito complicada essa tarefa, tem q ter muito peito pra secar o maior cartão postal da cidade. E o pior é que ta precisando.

Jully disse...

Exatamente por ser o maio cartão postal da cidade é que necessita de cuidados! Eu só queria saber quando é que a administração pública vai se dar conta disso e fazer algo para mudar a situação.
Já em relação à educação, a situação tá alarmente. O ensino na cidade tá péssimo. O que vejo é um descaso com algo que deveria ser a preocupação primordial de qualquer governo, que é a educação.

Caio Borges disse...

O alfredo de Carvalho está com professores selecionados da cidade, onde se encontram os melhores profissionais trabalhando. Com horário integral e educação inovadora. O ERECAM é um CEEPAC da vida! Mas a época do Stella Maris nunca voltará em nenhum lugar do Brasil. O EREMAC adota atividades extracurriculares, principalmente fatores fortes em nossa cidade, como oficinas de turismo, cultura, dança, e outros. Está havendo um desenvolvimento nessa escola. Que estimule os interesses e as atitudes de outros educadores da cidade. Um bem sempre é seguido de outro bem e que pouco a pouco a situação da educação melhore. Os estudantes da UFRPE-UAST são destacados por terem habilidades e atitudes relevantes, esses são elogiados, e ainda, desperta até o interesse de professores pesquisarem o que há de diferencial na educação de Triunfo. Mesmo assim é visível as deficiências da educação da cidade. "Triunfo não precisa somente da atitude pública, mas também de empreendedores e cidadãos que querem mudar a situação para melhor!"

George Veríssimo disse...

Pois é,mas a credibilidade da instituição ainda está sendo criada. Fato este que vários estudantes ainda estão se deslocando pra Serra Talhada para estudar um pouco melhor.

Caio Borges disse...

Para que os estudantes da região possam ir para Serra Talhada, existe vários fatores.Além de do CEEPAC vir antes do EREMAC, os estudante devem concluir o restante do ensino médio,pois não vão perder um ano para acompanhar o EREMAC, e assim, receber uma nova turma de estudantes. Prestígio da escola, capacidade do estudante para permanecer na escola sem ter que trablhar para ajudar nas despesas, entre outros. Mas será que é estudar "um pouco melhor" ? Será a falta de credibilidade? Ou é ter melhores condições financeiras dos pais para oferecer qualidade de ensino? Pra falar a verdade vivenciei vários jovens deixarem de ir para Serra Talhada( para o CEEPAC e UAST) por os pais não terem condições de pagarem o transporte. Se for somente levar em conta respaldo da escola CEEPAC eu parabenizo os pais que fazem voto de confiança no EREMAC para que seus filhos tenham as oportunidades que eles(os pais) não tiveram quando estavam estudando!
"Triunfo tem potencialidade de se desenvolver". A educação de Triunfo merece respeito e confiança, por mais que seja falha atualmente, para prepararem futuros responsáveis pela cidade.

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.