segunda-feira, 10 de maio de 2010

Biografia Nelson Pereira (PCdoB)


Perfil parlamentar - Nelson Pereira de Carvalho

Nascido no Recife, em 29 de março de 1956, Nelson Pereira de Carvalho graduou-se em Odontologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no ano de 1980, e mais recentemente em Direito, pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), em 2008.

O deputado atua voltado para as necessidades básicas da população, como educação, saúde e o direito à cidadania. Começou a vida política no movimento estudantil secundarista, buscando melhores condições de ensino nas escolas. Em seguida, se integrou ao movimento universitário onde lutou pelo fim da Ditadura Militar e em favor das eleições diretas, pela anistia e a redemocratização do Brasil.

Após o fim do curso universitário e uma temporada de dois anos na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Nelson Pereira retorna a Pernambuco. Mais especificamente para Mirandiba, município onde seus pais moravam e onde passou a infância e a adolescência. Lá monta um consultório e continua sua militância política até ser eleito, pela primeira vez, no ano de 1992, prefeito daquela cidade.

De 1992 a 1996, Nelson se destacou pela sua atuação na prefeitura. Organizou o município juntamente aos seus companheiros, através da criação do Conselho de Desenvolvimento Municipal, dividindo Mirandiba em microrregiões, denominadas de pólos. Em cada pólo, a comunidade se organizava para debater e encaminhar as demandas locais e proporcionando uma agenda de ações integradas visando reduzir a pobreza, o analfabetismo e a mortalidade infantil.

Como resultado deste trabalho, Nelson Pereira encerrou seu primeiro mandato com 85% de aprovação da população de Mirandiba e conseguiu fazer um sucessor. Em 1998, se candidata a deputado estadual, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e fica na 1º suplência do deputado João Paulo (PT).

Nas eleições do ano 2000, se candidata mais uma vez à prefeitura de Mirandiba e sai vencedor. Como João Paulo também se torna vitorioso na disputa pela prefeitura do Recife, Nelson Pereira foi convocado a assumir a vaga deixada pelo deputado na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

No ano de 2001, se desliga do PT e filia-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). É por este partido que se reelege deputado estadual no pleito de 2002 e fica no cargo até 2006. Logo em seguida, é convidado pelo governador Eduardo Campos (PSB) para fazer parte do seu secretariado. Dessa forma, em fevereiro de 2007, Nelson Pereira assume o comando da Secretaria Especial de Esportes de Pernambuco e fica no cargo até dezembro de 2009 quando, no mês seguinte, retorna à Assembléia Legislativa na suplência do ex-deputado estadual e prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figueirôa (PTB).

Aos 53 anos, Nelson Pereira de Carvalho cumpre o seu terceiro mandato parlamentar na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Alcançou os 25.826 votos e é integrante das comissões de Finanças, Orçamento e Tributação; e Administração Pública. É ainda suplente nas comissões de Defesa do Meio Ambiente; Agricultura, Pecuária e Política Rural; e Saúde e Assistência Social.

Em Triunfo, o parlamentar recebeu 124 votos em 1998, 66 em 2002 e em 2006 foi apoiado por Paulo Ítalo e recebeu 300 votos.Este ano tentará vaga de deputado federal e será novamente apoiado por Paulo.

Agora fica com vocês. Porque votar em Nelson Pereira? Deixem seus comentários!

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.