segunda-feira, 14 de junho de 2010

Biografia Inocêncio de Oliveira

http://www.partidodarepublica.org.br/pr22/IMG/img_2007_0099.jpgInocêncio Gomes de Oliveira nasceu em Serra Talhada (PE) no dia 21 de outubro de 1938. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco em 1963.

Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1974 na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), obtendo a reeleição em novembro de 1978.

Com o fim do bipartidarismo em 27 de novembro de 1979 e a conseqüente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS). Em 1982 foi mais uma vez reeleito deputado federal.

Em novembro de 1986 elegeu-se deputado constituinte, desta vez filiado ao Partido da Frente Liberal (PFL). Ocupou interinamente a presidência da Câmara dos Deputados em março de 1989 no lugar do titular Pais de Andrade (PMDB-CE), quando então arquivou, sem consultar o plenário, o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar denúncias de corrupção no governo Sarney (1985-1990). Neste mesmo ano tornou-se proprietário de duas emissoras de rádio (Voz do Sertão e Líder do Vale), e de uma televisão retransmissora da TV Globo, a TV Asa Branca.

Nas eleições realizadas em outubro de 1990 obteve seu quinto mandato consecutivo.

Em fevereiro de 1993 conquistou a presidência da Câmara dos Deputados, elegendo-se como candidato oficial do bloco conservador, composto pelo Partido da Frente Liberal (PFL), pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN) e pelo Partido Socialista Cristão (PSC). Dentre suas propostas de campanha apresentou a elevação dos salários dos deputados e a informatização da Câmara. Durante sua gestão criou cinqüenta novos cargos comissionados nos gabinetes dos líderes partidários, além de ter remanejado e promovido alguns de seus funcionários.

Foi substituído em fevereiro de 1995 pelo deputado Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA). Passou então a atuar como articulador político das reformas constitucionais pleiteadas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, eleito em novembro de 1994.

Esteve envolvidos em alguns escândalos sendo o que mais repercutiu foi a acusação de trabalho escravo em uma de suas fazendas no Maranhão.


Inocêncio já é bem conhecido do triunfense. Desde que me entendo por gente ele é majoritário aqui. Este ano pode ocorrer um fato novo, já que seu nome está sendo cotado para ser vice-governador na chapa de Eduardo Campos. Porém caso candidate a deputado federal, será provavelmente um dos mais votados. Será apoiado por Luciano Bonfim.

Agora fica com vocês. Por que votar em Inocêncio de Oliveira? Deixe seu comentário!

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.