segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Buscando Soluções


Seu José teve uma idéia: “Já que essa cidade é turística vou abrir uma pousada!”. Seu José então constrói cinco quartos no terreno vazio ao lado da casa e começa a alugá-los. Ele então oferece o que todos as pousadas oferecem pelo mesmo preço. Seu José passa a perceber que nas épocas de festa o negócio vai bem e dá pra lucrar um dinheiro bom. O tempo passa e uma grande rede hoteleira percebe o potencial da cidade e constrói um ótimo hotel com vários diferenciais e por um preço acessível. Seu José passa a ter dificuldade pois não sabe como investir o dinheiro ganho e como melhorar o serviço para competir com a rede hoteleira. O que pode-se fazer pra ajudá-lo?

Situação muito semelhante a que temos em Triunfo. No final da década de 90 a cidade viveu o boom do turismo, impulsionada por investimentos da prefeitura em parceria com o governo do Estado que culminou na inclusão da Festa dos Estudantes no Circuito do Frio. Fato este fez surgir muitas pousadas e hotéis, chegando até a superar o número de leitos existentes em Serra Talhada, cidade pólo da região. Esses estabelecimentos foram feitos, contudo, por pessoas inexperientes, com a cara e a coragem e o esforço que é peculiar no cidadão triunfense.

Hoje esses estabelecimentos pouco melhoraram seus serviços e com o constante aumento tanto absoluto quanto de qualidade da demanda há necessidade de uma evolução do sistema hoteleiro da cidade. Isso aconteceu devido a inexperiência dos donos dos estabelecimentos. São poucos que estudaram, fizeram especializações e enfim profissionalizaram o seu serviço. A longo prazo poderá surgir redes hoteleiras de fora que ao se instalarem acabem por “roubar” a clientela do povo da cidade.

Mas como evitar que isso aconteça? Tem que se partir do princípio que se eu não sei fazer, peço alguém que me ajude. A chave está em oferecer e tentar mostrar a necessidade de se especializar. O Plano de Ações do Turismo é um bom início. Este visa traçar metas e soluções para os problemas encontrados pelos que fazem o turismo, ou seja, pelo comércio, rede hoteleira, bares, restaurantes e sociedade. Daí a importância da participação de todas essas áreas nas reuniões promovidas. Tive a oportunidade de participar de algumas delas e percebi que tem futuro esse projeto. Mas esse é só o começo.

Sugeri ao Secretário de Turismo, Evanildo Fonseca, que após o termino do Plano de Ação, ofereça consultoria individual a cada estabelecimento, pois cada um tem suas particularidades. Isso iria melhorar cada vez mais o serviço e quem saí ganhando é a cidade toda.É um circulo virtuoso, quanto mais turista, mais dinheiro na cidade, os hotéis e bares lucram mais, compram mais mercadorias no comércio, que contratam mais gerando empregos, além de pagar mais impostos, aumentando a receita da prefeitura que pode investir cada vez mais e enfim melhorar nossa vida.

E qual a sua idéia? Comente!

2 Comentários:

Anônimo disse...

Belo texto e com boas ideias, mas infelizmente a minoria pensa como vocÊ rapaz.

Parabéns.

Anônimo disse...

Ótimo texto mesmo, mas quero ver é a turma de Triunfo acordar pra isso. O serviço não muda nunca e todo mundo reclama, PRINCIPALMENTE o setor da alimentação, sugiro que faça uma matéria sobre isso.

Parabéns pelo blog ta ficando cada dia melhor.

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.