quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comentários, Participação e Publicidade

Andei lendo os comentários do blog, que variavam entre discussões, mostra de ideias, respostas, réplicas, tréplicas e assim por diante. Fiquei bastante satisfeito pelo nível do debate, a fundamentação que alguns buscaram pra embasar suas respostas. É isto que a priori propusemos e vemos que a participação está em um nível agradável mas ainda insuficiente. Não é porque nos declaramos os "Jovens Estudantes Triunfenses" que não queremos textos vindos de conterrâneos ou daqueles que amam tanto quanto a gente a nossa cidade.
Em breve o JET vem com uma cara nova, com mais interatividade e ainda assim queremos as opiniões, criticas e sugestões para melhor funcionar este espaço.
Deixado o longo recado mostro um texto sobre a verdadeira razão de existir a publicidade e os fatores que a tornam tão essencial.

E se a publicidade não existisse?

Em um dos episódios da nova temporada de Mad Men, uma garota fala para Don Draper o seguinte: “Publicidade? Isso é lixo”. Ele responde tranquilamente: “Então pare de comprar coisas”.

De agora em diante acho que darei esta resposta caso venham comentar algo semelhante comigo. De vez em sempre vejo alguma pessoa reclamando de como odeia comerciais, anúncios e toda e qualquer coisa que lembre o assunto. Talvez o problema em si não seja a publicidade em si, mas a enorme quantidade de comercial “feijão com arroz” e a mania quase automática de pegar o controle remoto na hora do intervalo do programa favorito.

Já pensou como seria o mundo se a presença da publicidade e propaganda?

Pouca concorrência no mercado:como precisa de comida, roupas, calçados e outros elementos para sobreviver, existiria apenas uma ou outra empresa para cada segmento. Afinal, ninguém seria apaixonado por uma marca e compraria apenas para satisfazer suas necessidades básicas.

O mundo seria mais chato: sem motivos para anunciar, já que todo mundo sabe onde comprar o que precisa, seríamos rodeados de lojas com placas escritas “sapatos”, “supermercado” e por aí vai. Programas de TV e filmes teriam produções mais modestas, já que dependeriam das próprias pernas para se desenvolver.

Tipos de comportamento não existiriam: porque você acha que muita gente gosta de comer pipoca com guaraná? Comer pão com manteiga?

O ritmo do desenvolvimento seria menor: se ninguém se teria orgulho de possuir uma camisa de marca X, porque existiriam empresas interessadas em desenvolver modelos diferenciados? Se as pessoas não são estimuladas a consumir, empresas não se interessariam em criar novos produtos para facilitar a vida. O lançamento de um produto não garantiria a sobrevivência deste, já que gerava lucro.

Ou seja, de uma forma ou de outra, a publicidade beneficia e influencia a todos, mesmo que você não perceba.

Fonte: Blogcitario

1 Comentários:

Lícia Morais Costa disse...

Mesmo sem entender o quanto gostaria de publicidade, está claro tudo que esta envolve e que é envolvida. Interessante como nos chama a atenção, como nos faz sentir diversificadas emoções. Gostei do post Geo, ja estou seguindo! Xero.

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