domingo, 19 de setembro de 2010

Resumo de Notícias

As previsões de Liberato Costa Junior

A duas semanas das eleições, o ex-vereador recifense Liberato Costa Júnior, considerado o bruxo do PMDB, apresenta o seu tradicional Data Liba, com previsões sobre a disputa proporcional. E, desde já, avisa que aceita críticas, mas não agressões.

A coligação Pernambuco Pode Muito Mais (PMDB-PPS-PMN), segundo Liberato, deve conquistar duas vagas, disputadas por cinco candidatos: Gustavo Negromonte, Marcos Barreto, Jacilda Urquisa, Severino Ramos e Jayme Asfora. Gisa Simões candidata de Afogados da Ingazeira estaria fora.

Nas oposições, Liberato prevê o PSDB com o maior número de eleitos (6). O partido teria quatro com vitória garantida, entre eles Claudiano Filho que é votado pelo Prefeito de Flores Marcone Santana. Pedro Eurico votado pelo Prefeito Dinca em Tabira não seria reeleito.

Na Frente Popular dos candidatos votados nas cidades do pajeu, Angelo Ferreira, Sebastião Oliveira, Silvio Costa Filho e Ciro Celho devem se eleger no grupo com mais de 40 mil votos. Waldemar Borges candidato a estadual apoiado pelo prefeito Totonho, venceria no Grupo dos que passam de 35 mil. Jose Marcos de São Jose do Egito, Julio Cavalcante de Arcoverde e Ayrinho de Salgueiro brigam por três das seis vagas para candidatos com menos de 35 mil votos. Augusto Cesar de Serra Talhada estaria fora.

A coligação Pernambuco Para Todos (PTC-PSDC-PSL-PTdoB) deve eleger três ou quatro deputados, sendo que uma vaga estaria certa para Eriberto Medeiros. Na disputa das vagas restantes estariam nomes votados na região como Guga Lins (vereador de Sertânia) e Ricardo Costa (empresário olindense).

Na disputa das 25 vagas de Pernambuco na Câmara Federal, Liberato calcula um quociente eleitoral entre 180 a 183 mil votos. As previsões do ”bruxo” peemedebista indicam que a Frente Popular conquista 19 ou 20 vagas, sendo que 15 postulantes estariam com a vitória certa. Entre eles nomes votados na região como Gonzaga Patriota, Inocêncio Oliveira, João Paulo, Pedro Eugenio, Ana Arraes, Danilo Cabral e Fernando Filho.

Do lado da oposição, a Pernambuco Pode Muito Mais (PMDB-DEM-PSDB-PPS-PMN) conquistaria cinco vagas, “com mais de 80% de chance de fazer mais uma”. As “vagas certas” seriam de Bruno Araújo (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB). Brigando pelas outras duas ou três cadeiras estariam Raul Henry (PMDB), Augusto Coutinho (DEM), Edgar Moury (PMDB) e André de Paula (DEM). Sendo assim Bruno Rodrigues votado em Tabira estaria fora.


Duas pesquisas a favor de Armando e uma pró Marco Maciel


1) Como a eleição para o governo de Pernambuco ficou sem graça, haja vista a larguíssima vantagem que Eduardo Campos abriu sobre o senador Jarbas Vasconcelos, de cerca de 50 pontos percentuais, o interesse agora é pela segunda vaga do Senado, já que as pesquisas estão indicando que a primeira é de Humberto Costa (PT).

2) Neste final de semana, saíram o resultado de três pesquisas, duas favoráveis a Armando Monteiro Neto (PTB) e uma a Marco Maciel (DEM).

3) A primeira foi realizada pela UFPE e publicada com exclusividade pelo jornal ''Folha de Pernambuco''. De acordo com ela, Humberto tem 40,5% de intenções de voto, Armando 34,1% e Maciel 25,4%.

4) A segunda foi realizada pelo Datafolha e publicada no sábado pelo jornal ''Folha de São Paulo''. Segundo ela, Humberto está na liderança com 47%, Maciel em 2º lugar com 34% e Armando em terceiro com 32%. Pela linguagem estatística, há empate técnico entre esses dois últimos, já que a margem de erro da pesquisa é 2%, para mais ou para menos.

5) A terceira foi realizada pelo instituto Data Associados e confirma o resultado da pesquisa da UFPE. Humberto Costa segue líder com 45% de intenções de voto, Armando aparece em 2º com 32% e Marco Maciel em 3% com 25%. Raul Jugmann (PPS) é o 4º colocado com 9%.

6) Em relação à pesquisa anterior, Armando subiu de 16% para 32% e Maciel caiu de 34% para 25%.

7) Para o governo estadual, Eduardo Campos bate Jarbas por larga margem por todas elas. No Datafolha, por 67% x 20%,; na pesquisa da UFPE por 63,34% a 16,35%, e na Data Associados, divulgada pelo ''Diário de Pernambuco'', por 68% a 14%.

Pernambuco é só meio caminho para Eduardo: quer ser presidente


Marisa Gibson - Coluna Diario Político

Fatias // Mesmo tendo uma vitória consagradora, Eduardo estará apenas na metade do caminho. Sua meta é a Presidência da República e ele tem condições de construir este projeto, desde que o PT e o PMDB permitam. E dentro da nova correlação de forças que se vislumbra no cenário nacional, a dúvida é saber para qual lado Dilma penderá no seu eventual governo. Ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu já avisou: o PT quer a maior fatia do bolo.

Perspectiva // Até por uma questão numérica, Eduardo, se reeleito, não terá uma oposição forte no estado, a menos que haja uma ruptura entre os partidos que vão integrar a base aliada do seu governo. Fora dessa possibilidade, Eduardo vai mandar e desmandar por muito tempo no estado. Como seu avô, Miguel Arraes.

Rompimentos // Arraes só foi derrotado em 1998, porque anos antes houve o rompimento de Jarbas, o que possibilitou o surgimento de um novo e grande grupo político, a antiga aliança União Por Pernambuco. E Jarbas começou a perder terreno quando Armando Monteiro Neto rompeu com o peemedebista, e junto com mais quatro parlamentares foi para o PTB criando o Grupo Independente.

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.