segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O calo de Triunfo: A saúde


Triunfo vive um hoje um momento complicado na área da saúde. A falta de médicos nos PSFs e plantonistas na Unidade Mista acaba por prejudicar bastante quem precisa, fazendo-os se deslocarem para cidades vizinhas como Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada. Hoje, segundo informações, apenas 1 dos 4 PSFs da cidade estão providos com equipe completa e cerca de 2 dias por semana não tem plantonista na Maternidade. Os salários pagos aos generalistas e a crônica falta de médicos na região faz com que os estes optem por lugares que tenham melhores salários e condições de trabalho.

Por outro lado o centro de especialidades vai se destacando, os médicos são bem pagos e o salário é sempre em dia. Não há dúvidas que foi um avanço para a cidade a vinda de especialistas. Mas não seria uma inversão de prioridade?

Apesar do bom serviço do centro, este atende uma limitada fração da população. Um bom médico generalista resolve a maioria dos problemas de saúde e evita o inchaço dos hospitais, deixando-os vagos para casos mais complexos. Foi com esse intuito que foi criado o Programa Saúde da Família, que se funcionasse corretamente reduziria significativamente os casos atendidos na Maternidade.

Quem perde é a cidade pois existe gastos para o deslocamento desse paciente, que já penalizado pela doença tem que arcar os custos da viagem. Outra instituição que perde é o hospital, pois este recebe pelos procedimentos realizados.

A estrutura física do nosso hospital também está bastante defasada. Reformas sem planejamento acabaram por desfigurar e torná-lo mais deficiente. A sala de emergência é inapropriada e o bloco cirúrgico serve apenas para procedimentos simples.

Uma ampla reforma é necessária e as dificuldades são maiores ainda. As verbas são poucas para a saúde em todo o Estado e estão concentradas na capital. Mas deputados influentes foram bem votados aqui como Sebastião Oliveira, que foi o quinto mais votado, Silvio Costa Filho, que foi o quarto, Manoel Santos e Augusto César que deve conseguir uma vaga em breve. Além de Armando Monteiro, Inocêncio de Oliveira, Ana Arraes e Fernando Filho que sempre são votados por aqui. Estes tem obrigação de nos trazer verbas para esta área, que a meu ver é a que mais precisa de investimentos agora.

E qual a sua opinião?

11 Comentários:

Anônimo disse...

A saúde em Triunfo está realmente na UTI, porém a educação não fica atrás. Com um modelo de gestão ultrapassado, centralizado, pouca transparência no uso das verbas públicas, escolas sucateadas, nenhum programa eficaz de atualização docente, uma equipe suplementar composta por profissionais incompetentes e sem nenhum compromisso com o sucesso da educação a fama de cidade educada caiu por terra. E uma sociedade que não investe maciçamente em educar seu povo e investir no seu capital intelectual, obrigando os melhores cérebros a migrar em busca de oportunidades em outras localidades, está fadada ao fracasso, ao regresso às trevas do saber. Lamentável.

Anônimo disse...

Olaaaaa JET, Muito Beem!!!
Até que enfim vcs começam a ter juízo, falar a linguagem , ouvir os apelos e os desejos do povo, e, não ficar nesse Oba, Oba "Chapa Branca" que ninguém suporta mais, tolerância Zero mesmoooooooooooo.
Insistimos com vcs e o Toninho como futuro profissional da area da saúde , não pode nem deve ficar omisso, só ouvindo a 'zuada da mutuca" Observem o comentário anterior do usuario, gente do povo, sobre o estado que se encontra a SAÚDE em TRIUNFO, pé na cova mesmo...
Mas vc tem salvação, peça perdão dos seus pecados capitais e jurando não mais apoiar políticos corruptos, mentirosos e desonestos, mergulhados em todo tipo de safadeza, PhD(s).
Renuncie também as más companhia também,bonfins, senfins, batistim, osanildim,todas figuras carimbadas e viciadas,ouça a voz da conciência e o velho e sábio adágio..."dizem com quem andas que direi quem és tu"...
Não esqueçãam que a "Lei da Ficha Limpa" está em pleno vigor e em 2012 mais ainda , frustando as pretensões de muitos "abocanhadores" do poder e dos recursos públicos ...
Pobre SUS 20anos depois ainda arqueja nas mãos dos impróbios gestotres municipais, o que causa mais indignação na mãos de um médico...Só Deus salva desse pesadelo malfim...kkkkk
MUDANÇA JÀ!!!

Anônimo disse...

Pois é menino, pelo que tudo indica voce tem tudo pra ser um futuro prefeito dessa cidade. Então siga os conselhos do comentário acima e nao se alie a essas raposas velhas da política.

Anônimo disse...

Então já que a saúde é o calo do município. Então vamos participa da I Conferencia Municipal de Saúde, que vai exatamente debater os assuntos referentes a saúde de Triunfo.

Ai eu me pergunto... os meninos do JET estarão presentes? É muito fácil apontar erros, sem apresentar soluções. Será que tudo isso que acontece na saúde é culpa os gestores ou pelas políticas públicas do governo federal e estadual? Ou ninguém lembra mais da crise que assolava o estado de Pernambuco nos anos de 2007, 2008, 2009.

Anônimo disse...

prefeito? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Eta que é tanto debate, é conferencia de turismo, de cultura, de saude, de educaçao, de culinaria, de reza, de farra...agora zero acao. ninguem vai mais porque a prefeitura so faz enrolar. venha culpando o estado nem o governo federal nao que quem bota o medico pra trabalhar é a prefeitura. parace que acham que o povo é besta.

Anônimo disse...

Que médicos? O problema com médicos acontecem em todos os contos, não é segredo para ninguém que a falta de profissionais nas regiões interioranas.
A não participação da sociedade no direcionamento das ações acarreta na não politização dos programas sociais em busca da melhor qualidade de vida de todos os munícipes., através de políticas publicas.
Pergunte então a Dr. Maninho como é que faz isso, ele ira responder.

Anônimo disse...

Essa tal CONFERENCIA DA SAÚDE, devia chamar FALENCIA DA SAUDE EM TRIUNFO.

Anônimo disse...

Falta médico? Só da cidade tem Dr.Quinca, Dr. Eduardo, Dr. Cristóvao, Dra. Mauriciana, Dra. Andréia. Todos eles trabalham fora porque parece que a prefeitura quer se ver livre deles. Quanto pior a saude melhor pra vcs, pois o povo fica mais dependente nao é?

Anônimo disse...

Que papo é esse que se paga bem e em dia aos médicos do centro de especialidades? Acho que vocês precisam ir até lá nos dias de atendimentos e perguntar aos profissionais se essa informação procede. Os profissionais de nível superior da saúde tais como médicos, dentistas e enfermeiros que são funcionários efetivos receberam no dia 14 de outubro o salário de agosto. Agora vocês devem estar se referindo aos contratados a peso de ouro para vir fazer um atendimento a cada 15 dias para dar ibope ao prefeito.

Anônimo disse...

A saúde no município ta um caos, além do gestor atual não pagar em dias os servidores da área da saúde, também não oferece condições de trabalho...ta uma fartura na Unidade Mista...kkkk falta TUDO! É fato, para se internar na Unidade Mista primeiro deve-se tomar a vacina antitetânica, em virtude da ferrugem estar tomando conta de camas e utensílios, além do môfo que se alastra por todo lugar...cadê a reforma?????????? cadê o Dr. Prefeito que não ver isto? O povo ta mais besta não...

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.