domingo, 17 de outubro de 2010

Seca vira calamidade


Coluna da Folha de Magno Martins

O governador Eduardo Campos (PSB) perdeu o sono com o agravamento da seca no sertão depois que recebeu relatório do secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, pelo qual será obrigado a fazer uma operação de transporte de água, caríssima, via carro-pipa, do rio São Francisco, para atender 17 municípios do Araripe.

Ao Ministério da Integração Nacional, onde esteve quinta-feira passada, Eduardo pleiteou R$ 33 milhões para pagar carros pipas e perfurar poços. A perfuração de poços, segundo Ranilson, é apontada como uma saída para evitar o recurso emergencial na fonte do São Francisco.

O problema é que a operação, além de apresentar custos proporcionais ao pagamento de pipas, não garante a água de imediato, levando um prazo maior para se obter os resultados adequados.

A seca prolongada esturricou praticamente todos os reservatórios do Alto Sertão, Sertão do Moxotó e Sertão do Araripe, sendo esta a região mais castigada, porque, além da escassez de água o pasto também já sumiu e o gado começa a emagrecer, correndo risco de morte.

Hoje, o Estado mantém 321 carros-pipas no atendimento às regiões mais afetadas. O número parece suficiente, mas não é. O secretário de Agricultura já contratou mais 312 veículos, isso sem falar na possível operação São Francisco, representando investimentos acima de R$ 20 milhões.

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.