Nos últimos dias temos visto a grande repercussão gerada pelas declarações xenófobas de uma estudante paulista contra o povo nordestino. No Twitter, a jovem chamada Mayara Petrusco postou o seguinte: "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!". Ela também usou o Facebook para mostrar a indignação com a vitória de Dilma Rousseff (PT) e culpar o povo do Nordeste pela derrota: "Afunda Brasil. Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171".
A verdade é que esta prática tornou-se corriqueira nas redes sociais. Por inúmeras vezes presenciei o racismo dos “sudestinos”, principalmente no Orkut. Inclusive, ao participar da comunidade do concurso público do Banco do Nordeste, presenciei um cidadão atacar imotivadamente os nordestinos, de modo que me vi obrigado a formular queixa-crime junto à Polícia Federal.
Sou bem revoltado com o preconceito dispensado pelos "sudestinos" a nossa região. Acham-se uma espécie de raça ariana, quando na verdade vivem na merda e tentam transferir a incompetência deles para nós nordestinos. Acontece que estamos cansados, e como bem disse a autora do texto abaixo transcrito, não mais nos sujeitaremos às imposições trazidas pelos meios de comunicação daquelas bandas. Graças a internet, a mídia regional e independente está ganhando força.
Por sinal, essa xenofobia é alimentada diariamente pela mídia, e por doses sutis. Exemplo disso percebe-se em pequenas declarações, como as de ontem, quando o narrador Cleber Machado (a torcida do Sport deve lembrar dele na final da Copa do Brasil de 2008) enfatiza a origem do árbitro Nielson Dias (pernambucano), que cometeu erro grotesco no jogo Cruzeiro X São Paulo (veja o comentário a partir do 02:45min http://tinyurl.com/239aag3).
Fato incontroverso é que a xenofobia é algo totalmente inconcebível, principalmente numa democracia, devendo ser severamente punida. Alimentar essa prática é desconhecer os ideias trazidos pela revolução francesa, bem como a origem de diversas guerras.
Assim, compartilho com vocês um e-mail muito interessante que recebi e que retrata bem o tema abordado.
CARTA DE REPÚDIO
Não sou uma pessoa que costuma envolver-se em polêmicas ou declarar seus posicionamentos de forma ferrenha, pois acredito na palavra “Democracia” em toda a sua extensão e profundidade. Entretanto, diante de alguns – para não dizer centenas - de comentários que li via twitter, decidi escrever essa carta.
No último dia 31/10, dia em que o Brasil votou e elegeu a sua primeira presidente mulher – um avanço para o nosso país- os nordestinos foram extremamente desrespeitados e discriminados por terem sido os protagonistas do resultado eleitoral nacional. Comentários como “pessoas sem esclarecimento”, “sem acesso a informação”, “alienadas” foram difundidas, em pleno século XXI, apregoando uma ideia ridícula de segregação do norte e nordeste, em relação ao resto do país.
Para surpresa de alguns desinformados que twitaram tais absurdos, nós nordestinos conseguimos ler, fato que alguns julgaram impossível, pois acreditavam que no nordeste “ninguém sabia nem o que era twitter”. Engraçado é que muitos nordestinos acessam o twitter, o orkut, o facebook e os seus blogs, a partir de notebooks, netbooks, Iphones e Smartphones que, pasmem, nós sabemos o que é cada ferramenta dessa e trabalhamos a ponto de ter acesso a comprá-los, inclusive através dos websites do sudeste. É... os correios também atendem à região nordeste...
Além disso, escrevo de uma cidade do interior paraibano – Campina Grande- situada entre as nove cidades tecnológicas do mundo, segundo a revista NewsWeek (vide: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=7202), exportando tecnologia da informação para países, como Espanha, EUA e China. Ademais, somos a primeira cidade do Brasil a dominar a tecnologia do plantio de algodão colorido ecologicamente correto. Vivemos num estado, assim como todos, com uma indiscutível má distribuição de renda, fato que não impede que campus de universidades particulares e públicas ofereçam oportunidades de acesso ao ensino superior a todas as classes sociais.
Dentro dessa desigualdade social, ferida aberta em todos os grandes centros urbanos, vemos shoppings (é... nós temos shoppings no nordeste) oferecendo produtos que apenas uma parte da população pode ter acesso, contrastando com casas paupérrimas . Vemos as simples bicicletas, meio de transporte ultimamente eleito como o melhor para o meio ambiente, disputarem espaço com grandes carros de empresas estrangeiras, a exemplo da Hyndai, Honda, Kya, bem como com carros mais populares, produzidos pela Fiat, Chevrolet, e Volkswagen. É... aqui já faz algum tempo que a carroça deixou de ser o principal meio de transporte.
O que mais me assusta é que, diante de pessoas que se declaram tão superiores e esclarecidas, nós nordestinos demonstramos mais poder de decisão e escolha, pois não nos guiamos pelas opiniões alienantes e oligárquicas difundidas pelos principais meios de comunicação nacional. Fato que também deve estarrecer os mais desinformados, pois nós aqui temos televisão, inclusive de plasma, LCD e de LED, e recebemos os sinais das principais redes de televisões do Brasil, sem falar que nos mantemos informados também através de tvs à cabo – mais de uma empresa? – pois é... isso pode ser um tanto quanto impactante para alguns habitantes da parte inferior do nosso mapa brasileiro.
O que observamos é que o Brasil, nesses últimos quatro anos, assistiu a uma expansão do ensino superior, a uma diminuição da miserabilidade do país, a uma estabilidade econômica e a uma descentralização da distribuição de recursos federais, e isso foi determinante, acredito eu, para a escolha verificada com tanta revolta por alguns. A demagogia, o autoritarismo, os sorrisos forçados, a imagem da oligarquia não satisfaz mais a um povo que já sofreu muito com a falta de um olhar de credibilidade para a nossa região.
E para aqueles que não acompanharam muito de perto os resultados eleitorais por região, os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, localizados na região Sudeste, também elegeram a candidata petista.
Apesar da grande votação da candidata petista na região nordeste, essa decisão não foi tão unâmime como todos pensam, pois em Campina Grande, repito, na Paraíba, o candidato José Serra teve mais de 60% dos votos. O que prova que democracia é uma palavra que, além de exigir respeito, é imprevisível.
Por tudo isso, venho com todo o meu sentimento de pesar, pelos comentários lidos, não defender um candidato ou outro, mas defender o povo nordestino que possui o direito de votar, bem como todas as demais regiões possui, e esclarecer, àqueles que acreditam em sua superioridade de reflexão e tomada de decisões, que os nordestinos não são a escória do Brasil, mas que contribuímos economicamente com o nosso país e merecemos receber em troca investimento e respeito.
Aconselho também, a tais pessoas e às que pensam como elas, a conhecer o Brasil como um todo, antes de denegrir as pessoas, baseados em informações frágeis e opiniões preconceituosas. Quem não conhece o nordeste, não acredite em tudo que é veiculado pela televisão: venha aqui e se encante!
Por Andrea Grace
(Nordestina, paraibana e mestranda em letras pela Universidade Federal de Campina Grande)
Mais notícias sobre o tema:
Do G1 - "Mesmo sem os eleitores do Norte e do Nordeste, Dilma venceria Serra" (link: http://tinyurl.com/28dsbmh)
Do Terra Magazine: "Querem vitimizar Nordeste, diz Movimento SP para Paulistas" (link: http://tinyurl.com/2er4pdw)
.
26 Comentários:
Em nome do PASParaíba, Projeto ação solidaria por amor a Paraíba, projeto de divulgação cultural da Paraíba no Rio de Janeiro, venho deixar também a minha palavra de gratidão a uma sociedade que ajudou a erguer o sudeste brasileiro. O nordestino é um povo ordeiro amigo e trabalhador merece o carinho de todos nos.
Grande abraço
Francisco Silva
coordenador
www.pasparaiba.org
Agradeço pelo comentário e por usar o nosso blog para divulgar tal ferramenta de retrato de um povo TRABALHADOR e HONRADO.
Sempre estaremos aberto para incentivar tais movimentos.
Abraço
Hummm... sim meu companheiro, cadê a novidade nisso tudo? Fazer de conta que isso nunca existiu antes dessas eleições, é o mesmo que pensar que foi o PT que inventou a corrupção no Brasil.
Tentarei seguir os conselhos que me foram dados no comentário passado. Sobre não ser radical. Mas... há uma pergunta que não quer calar: O preconceito, parte dos eleitores de qual partido mesmo? ...
Um partido "NeoNazi-Facista" (p$dbosta) desses, que nessas eleições, nos remeteu ao medievo, tentou dividir o Brasil com argumentos religiosos, conservadores e meia duzia de mentiras... o que esperar das pessoas que votam nesse partido?
Só poderiamos esperar isso! Agora eles querem ir mais adiante com o separatismo. Não bastou os 500 anos que passamos abandonados aqui no NE, querem dar fim até a dignidade que nos foi devolvida nesses 8 anos do governo do PT. E eles já começaram a guerrinha deles.
(Momento de alfinetar o anônimo, que postou no dia 4 de novembro de 2010 às 19:45, no POST "Parcialidade? A gente ver por aqui")
Agora eu me pergunto, cadê o pessoal nordestino (os sem vergonha) que apoiava o governo de "união" dos tucanalhas? Se juntaram aos porcos Azuis para fazer campanha para esses LIXOS do Brasil e agora... não vão participar dos ataques contra seu próprio povo? Cadê o pessoal de coragem? Onde estão os líderes de posição?
As perguntas estão no ar... e os palhaços tucanalhas, estão deixando cair a velha máscara de bonzinhos e salvadores da pátria.
#Lamentável
Qual a diferença do comentário acima pra o da menina que xingou os nordestinos? Um comentário que acusa as 44 milhoes de pessoas de serem preconceituosas dizendo q partiu do psdb. um comentario que diz q qse 10 milhoes de nordestinos são sem vergonha por que nao votaram no PT. Meu caro, 80 milhoes de brasileiros nao votaram no PT se contar as abstençoes, votos nulos e brancos e votos pra Serra. Mais da metade do país nao concorda ou se absteve de concordar com as praticas do PT. o Brasil nao se resume ao PT. Uma pessoa que não respeita outra por ter uma posição ou partido diferente não dá valor a DEMOCRACIA. Pessoas assim só contribuem para perpetuar essa xenofobia essa briga. Não deveria nem discutir pois pessoas como você nao aceitam opiniões contrárias, mas pense bem antes de xingar milhoes de pessoas que discordam de voce.
DILMA NAO PRECISA DE ELEITORES RAIVOSOS. QUEREMOS PAZ, SEM ESSA BRIGA DE NORDESTE E SUDESTE, SOMOS TODOS BRASIL. NAO PODEMOS NOS IGUALAR AOS QUE ACHAM Q SOMOS INFERIORES. SOMO IGUAIS A TODO O PAIS.
O preconceito, parte dos eleitores de qual partido mesmo? Da eleitora Mayara Petrusco.Não sei se é da direito, pode não ser, porque não? Levar em consideração partidarismo, é uma palhaçada. A ainda perguntar " cadê o pessoal nordestino (os sem vergonha) que apoiava o governo de "união" dos tucanalhas?"
Sinceramente meu fio, você é doente, porque tem gente da direita que está processando essa garota. Não vou falar nomes para não fazer propagando, pois, é dever do nordestino se defender. Mas deixo essa informação pra o Sr. Paulo Menezes estudar mais um pouco. Além de saber que nordeste é nordeste e não PT e PSDB.
Primeiramente, é lamentável o que a tal estudante de Direito falou no twitter sobre os nordestinos! Que pague pelos seus atos. Mas é preciso ressaltar que esse tipo de comentário preconceituoso é mais comum do que se imagina, não só contra nordestinos. Agora em relação ao petista aí de cima, Sr. Paulo Menezes, qual a diferença sua em relação a tal garota paulista? Será que você não gostaria de ver os eleitores do Serra no 'paredón' sendo fuzilados por algum Che Guevara tupiniquim, aos moldes do que acontece na 'democracia' cubana?
Olá companheiros, cá estou novamente. Como estou um tanto cansado, serei o mais breve possível.
O comentário será dividido em 3 ou 4 partes.
Destinado ao anônimo do dia 5 DE NOVEMBRO DE 2010 às 15:25
1ª Pergunta: "Qual a diferença do comentário acima pra o da menina que xingou os nordestinos?"
R: A pequena diferença anônimo, não que você não tenha percebido, mas é que tem gente que só encherga o que quer, é que, eu não fui de encontro ao Art. 286 do CP, que qualifica como doloso o ato de "incitar, publicamente a prática de crime". E de que crime estamos falando? Art. 121 do CP, matar alguém. Estou apenas citando o básico, sem me referir ao fato de que, a mesma disse em seu comentário: "Mate um nordestino afogado". Afogamento pode e deve ser entendido como uma qualificadora, que por sua vez, agrava e aumenta a pena. Eu poderia ainda citar alguns outros artigos e etc, porém, acredito já ter respondido a sua pergunta.
Em nenhum momento eu mandei ninguém matar ninguém.
Obs¹: Receio que a legítima defesa (uma excludente de ilicitude), não se aplica ao meu comentário, mas que merece um destaque, isso merece. Art. 25 do CP diz: "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, REPELE INJUSTA AGRESSÃO, atual ou eminente, a direito seu ou de outrem." Ela incitou a violência por um motivo fútil, já eu... =D
2ª Pergunta: "Um comentário que acusa as 44 milhoes de pessoas de serem preconceituosas dizendo q partiu do psdb."
R: Eu não acusei ninguém anônimo e você, também sabe disso. O fato da frase, "o que esperar das pessoas que votam nesse partido?", ter no seu final o sinal ortográfico, mais conhecido como interrogação (?), deve sempre ser usado quando o intuito é questionar. Para afirmar é outro, caso você não saiba. E nesse caso, não é demais salutar que DEFINITIVAMENTE, a onda de incitação a violência partiu dos eleitores do psdb. Isso é mais do que lógico, claro e evidente. Não teria porque os eleitores do PT fazerem isso. Ou teria?
CONTINUA
3ª Pergunta: "um comentario que diz q qse 10 milhoes de nordestinos são sem vergonha por que nao votaram no PT."
R: Querido anônimo, na minha concepção também há diferença entre APOIAR e VOTAR. E por incrível que pareça (você talvez fique chateado comigo), não são apenas na composição das palavras (a junção das letrinhas). Conheço pessoas que apoiaram mas não votaram, assim como, conheço também quem nunca apoiou, mas resolveu votar no partido azul. Eu chamei os "sem vergonhas" que APOIARAM o tal partido. De fato pode ter sido 10 milhões, como também podem ter sido, 5 milhões, 500 mil ou apenas uns 20 (número aproximado de amigos que tenho e que de fato apoiaram). Por este motivo, receio que os vossos números aqui expostos, não sejam nem de longe, o que mais se aproxima da minha crítica. Assim sendo, o intúito deles aqui, é apenas confundir os demais leitores.
4º Esclarecimento: "Meu caro, 80 milhoes de brasileiros nao votaram no PT se contar as abstençoes, votos nulos e brancos e votos pra Serra. Mais da metade do país nao concorda ou se absteve de concordar com as praticas do PT. o Brasil nao se resume ao PT."
R: Em TESE há controvérsia, mas você também sabe disso. Porém, mais uma vez você vem querer confundir as pessoas e isso é muito feio. O fato da pessoa se abster do voto, são inúmeras e, vão muito além de apenas não querer comparecer ao espaço soberado de uma urna eleitoral. Por esse motivo, vamos esquecer mais uma vez os números? ^^
CONTINUA
5º Esclarecimento: "Uma pessoa que não respeita outra por ter uma posição ou partido diferente não dá valor a DEMOCRACIA. Pessoas assim só contribuem para perpetuar essa xenofobia essa briga."
R: Não sei quem é você, mas posso afirmar que não lhe ameacei, não lhe persegui e não lhe obriguei a votar no meu candidato. Agora afirmo que provoquei inúmeros debates. Um debate pode ser entendido como um diálogo, onde o intuito maior é trazer o seu "opositor", à sua opnião. E sinceramente anônimo, não vejo nada contra a democracia em debater, assim como não vejo nada de xenofóbico também.
6º Ultimo esclarecimento: "Não deveria nem discutir pois pessoas como você nao aceitam opiniões contrárias, mas pense bem antes de xingar milhoes de pessoas que discordam de voce."
R: Pelo menos em alguma coisa estamos em consonância, o fato de que você não deveria discutir comigo. Você é do tipo que pega uma frase sem o seu contexto, para usar como pretexto. Disso realmente eu não gosto. Agora, com relação a eu não aceitar opniões contrárias, acredito que as minhas respostas acima, não foram favoráveis a essa sua afirmação. Pois respeito sim, a opnião dos outros, desde que os mesmos não se valham de argumentos que não tem o mínimo compromisso com a verdade.
FIM do comentário destinado ao tal anônimo. =D
Ao anônimo do dia 5 DE NOVEMBRO DE 2010 às 21:57
1ª Pergunta serve para você também. E obrigado pelo conselho de me dedicar mais aos estudos, sou grato. Porém, lhe aconselho em dobro. =D
Ao anônimo do dia 5 DE NOVEMBRO DE 2010 às 22:01
"1ª Pergunta" também serve para você.
"Será que você não gostaria de ver os eleitores do Serra no 'paredón' sendo fuzilados por algum Che Guevara tupiniquim, aos moldes do que acontece na 'democracia' cubana?"
R: Não, não gostaria. Sou estudante de direito, mas, a também estudante de direito que de fato apoia a morte dos seus iguais, por uma questão política, está estampada em alguns jornais e de antemão lhe informo, ela não apoia, vota e compartilha dos ideais do PT.
Acompanho todas as "discussões" do blog, acho o jeito de comentar de Paulo de uma ombridade sem tamanho. Sem medo de se expor mostra suas crenças e ideais de peito aberto ao "retruco". Acho fácil incitar, mas o dificil é se mostrar e assinar aquilo que pensa.
Alguns pensam que ele é extremista, mas basta ter alguns minutos de conversas pra saber de sua moderação.
Abraço rapaz
ESSE PAULO E ESTUDANTE DE DIREITO????? AHAHAHAHAHAHAHAHAHA ISSO COMO ADVOGADO VAI SER FOGO!!!! PARABENS
Caramba adorei os comentarios do Paulo. Será que ainda tem mais?! Ele continuando a comentar nos posts vai bombar muito mais o blog. Parabéns meninos do JET e a Paulo M.
Esse Paulo M. será um ótimo advogado mesmo, e deverá servir ao PT exemplarmente pois sabe enrolar como ninguém.
Odeia número pois estes são contra suas teorias.
Refere a insitação de violência de uma aluna de direito supostamente do PSDB mas esquece da violência que o PT promovou no famigerado episódio da bolinha de papel na careca do Serra.
Esquece também que o PT não só apoia mas fornece dinheiro para movimentos muito da paz como o MST que quase nunca invadem terras produtivas, por sinal vocês souberam que os integrantes do MST invadiram a casa de um prefeito em São Paulo que apoiava José Serra e simplesmente o deixaram em COMA? Na verdade o PT não insita, ele manda mesmo.
Fala que não insita a violência mais usa palavras de baixo calão como PSDBosta com intuito de que? Elogiar? Isso pra mim já é uma agressão. Além de chamar de "Sem vergonha" os que apoiaram Serra no nordeste que para ele foram muito menos dos que os quase 10 milhões de votos, da pra entender?
Mas como todo bom advogado ele deve ter argumentos para tudo, inclusive para esta resposta. Provavelmente virá arrumando escandalos do PSDB ou outro partido como se fosse justificativa "por que um faz o outro pode fazer". Deve ter grandes argumentos também para destacar a hombridade do companheiro Dirceu, da destacadíssima Sra Erenice, do grande amigo Genuíno, dos companheiros injustiçados do MST e entre outros grandes nomes da política nacional.
Parabéns!
eu fico revoltada da vida com isso do comentário 15. Se quer discutir de igual pra igual mostra a cara seu babaca. Homem nessa briguinha eu só to vendo um!
Para Paulo Meneses,
Por trás de todo preconceito dos eleitores do PSDB, existe ignorância e falta de conhecimento. Pelo tamanho do Nordeste e a capacidade inegável de saber conviver com as dificuldades, em breve seremos bem maiores, acho que isto amedronta o Sul, o Sudeste e principalmente a Direita Brasileira. O desespero xenofóbico é apenas uma forma de canalizar a raiva da vergonha e da derrota.
Caro(a) anônimo(a), estou convicto de que não es estudante de Direito e se for, bem sabes que cometes uma inconstitucionalidade: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;”
O/A senhor(a) acha uma falta de respeito muito grande a alcunha de “PSDBosta” no entanto se refere ao Sr. Paulo Menezes como futuro servidor do PT “pois sabe enrolar como ninguém” das suas palavras podemos concluir que os petistas são enroladores. Pergunto: isso também não é falta de respeito?
Concordo com o Sr. Paulo Menezes, e faço questão de escrever o nome completo porque ele não teve medo de se expor, ao contrário do ANÔNIMO, em relação aos números, mas tenho que fazer uma observação: Não sou contra os números, sou contra os números manipulados, o quê ,aliás, é política do candidato Serra que no último debate usou os números de forma ridícula quando disse que mais de 130 milhões de brasileiros votaram nele nas diversas eleições em que participou. Ora, o candidato Serra concorreu, por exemplo, à prefeitura e ao governo de São Paulo e com essa contagem ridícula ele diz simplesmente que quem votou nele para prefeito não votou nele para governador. Alguém precisa avisá-lo que uma pessoa pode votar no mesmo candidato em pleitos diferentes. Como sabemos, ele não é muito bom com os números.
Quanto à bolinha (voadora, assassina e traumatizante) de papel não merece comentários. Mas em relação ao episódio dessa novela, merece destaque a ligação recebida momentos antes de a “famigerada” causar seus efeitos malignos. Acho até que isso é obra do filho satanista do Temer, mas isso é outra estória que o livro da Dona Carochinha pode contar melhor.
Aconselho que o/a anônimo(a) preste mais atenção ao sistema jurídico do Brasil ou lute para mudá-lo, mas deve primeiro cumprir as regras. Fazer acusações sem provas é crime meu/minha caro(a) e é isso que o/a senhor(a) faz quando diz: “por sinal vocês souberam que os integrantes do MST invadiram a casa de um prefeito em São Paulo que apoiava José Serra e simplesmente o deixaram em COMA? Na verdade o PT não incita, ele manda mesmo.” Isso é crime, se não tem provas CALE-SE. Por enquanto posso chamá-lo de CRIMINOSO pois tenho provas.
O que mais me impressionou foi a sua declaração: “como se fosse justificativa "por que um faz o outro pode fazer"”. O senhor simplesmente admite que o seu partido faz alguma coisa que SUPOSTAMENTE o PT imita. Dou-me o trabalho de retrucar sua afirmação e corrigi-la dizendo que “Se o teu partido ou candidato faz algo de errado, não aponte seu dedo para o outro partido ou candidato que faz a mesma coisa (quando houver provas é claro) como se só houvesse santos ao teu lado”
Finalmente, quanto aos companheiros José Dirceu e Erenice Guerra, uso novamente o sistema jurídico do nosso país para dizer que segundo a constituição: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;” Aprenda urgentemente que, se não há condenação não há culpados e que, ser investigado não significa ser culpado, pois se fosse assim não existiria absolvição e por falar nisso ninguém comenta a absolvição do nosso senador eleito Humberto Costa!
Devemos chamar a atenção para a gravidade dessa turma de separatistas, xenófobos e racistas, estar queimando a nossa imagem de país que respeita as diferenças, da tolerância e da diversidade étnica. Estas pessoas não estão preocupadas com isto.Nós temos que nos preocupar.
Ficar inconformado com a derrota é natural para qualquer pessoa, desrespeitar seu povo e suas leis é natural para eles. Isso é inaceitável, basta!
No mínimo curioso o fato de não terem exposto meu comentário! 4 visitas no meu perfil em menos de 5 minutos de criado... muito curioso.
7 visitas?? nossa.. quase um astro POP
asirocha@hotmail.com adiciona aí pra trocar uma ideia... se houver coragem é claro
Ao leitor Alex Rocha:
Caro leitor, não publicamos antes seu comentário deixado às 16:06 pelo fato de quem nem sempre os editores estão olhando o blog no momento. Como somos todos universitários, os horários da manhã e da tarde são mais difícies para estarmos presentes. Porém afirmo que sempre em menos de 24hrs olhamos todos os comentários.
Publicamos também o comentário deixado às 18:15 onde você coloca seu email a disposição. Ficamos na dúvida se o seu email era para entrar em contato com o blog ou com qualquer um dos leitores do blog. Qualquer coisa entre em contato com qualquer um dos editores.
Obrigado pela participação
Att
Equipe JET
Destinado ao anônimo do dia 7 de novembro de 2010 22:36
Olá tucovarde, obrigado pelo o elogio. Pode ter certeza que me empenharei o máximo para ser de fato um bom advogado. Não irei servir ao PT, pois quero direito previdenciário. A única relação entre esse ramo do direito e o PT, é o fato da previdência ter como alvo (subjetivamente falando), amparar na maioria das vezes, aqueles que o PT carrega em seu próprio nome, os TRABALHADORES. Sem contar também os seus dependentes, que não consegue prover seu próprio sustento.
Com relação ao termo “enrolar”, eu interpretarei como uma forma equivocada e/ou errônea, de dizer que eu sei usar as palavras ao meu favor e sei argumentar. Por mais que não tenha sido esse o seu intuito. Obrigado mesmo assim.
Números? Só gosto quando os mesmos são EXATOS. Usa-los para determinado fim sem exatidão, é o mesmo que se basear em fofocas ou na brincadeira do “telefone sem fio”, para dar uma notícia. Sei que você como eleitor do PSDB aprecia muito essa prática, eu particularmente, não só condeno-a, como também não faço uso da mesma.
Como eu me esqueceria da bolinha de papel? A Rede Globo passou um JN quase todo sobre ela (no dia que Ali Kamel foi vaiado). Mas como eu não assisto a Rede Globo, vi que a confusão em si começou entre ex-agentes de saúde, despedidos pelo ex-ministro José Serra, com os seguranças do mesmo. Só depois a massa vermelha (no máximo 30 PTistas), entraram na briga e enfrentaram os raivosos eleitores PitBoys do partido azul (esses sim eram milhares).
Com relação as suas denúncias contra o PT e o MST, sugiro que você primeiro saia do anonimato querido tucovarde. Reúna testemunhas, chame a vítima, a imprensa e principalmente as provas... e procure o ministério público.
Realmente, para quem enxerga um atentado contra a democracia em uma bolinha de papel, “PSDBosta” deve mesmo ser uma agressão. Será que quando a VEJA (não veja, nem leia...) publica o famoso termo “corruPTos” lhe é também uma agressão? Acredito que não, vocês gostam mesmo é de desviar o assunto se fazendo de vítimas.
Pois é, eu não só tenho argumentos para “tudo”, como tive para mais essa sua resposta. Não preciso arrumar escândalos do PSDBosta, basta dizer que: de 2000 até agora, dos 623 políticos que foram cassados, 58 foram do PSDBosta. Que por sua vez, ocupa o 3º lugar na lista do TSE. Ahhh, só para constar, o PT teve apenas 10 e ocupa o 9º lugar. Mas você é um tucovarde e vai tentar de tudo para se sair, qual será o tema da próxima resposta? Aborto? PNDH3? Vá pensando, não perca a chance de transparecer ainda mais a dor da derrota. A vergonha e incerteza, você já mostra postando anônimo. =D
Não falarei do Dirceu, da Erenice, do Genuíno e do MST. Mas sinceramente me encanto muito com o seu entendimento sobre política, ainda mais no que se refere a escândalos. Tenho certeza que você acrescentaria muito a esse blog, falando um pouco mais dos senhores: Abel Pereira, Barjas Negri, Paulo Preto, Júlio Cesar dos Santos, o ex-ministro Brigadeiro Mauro Gandra, Ricardo Sérgio de Oliveira, Ronivon Santiago e João Maia... dentre outros. Seria muito interessante ver você, um ícone anônimo da democracia, falando sobre esses que já foram, ou ainda são, aliados do PSDBosta. ^^
E até a próxima tucovarde.
Os discussões perderam de certo modo o foco. A questão principal a ser debatida é a xenofobia. Ela está muito acima das brigas partidárias, pois o racismo existe independente do cor do partido a que pertença grande parcela dos "sudestinos".
Independentemente do candidato e do partido, e muito antes das eleições, movimentos xenófobos contra nordestinos se alastravam pelo país. Certamente tem gente com medo da força do povo nordestino...
Joseph Veríssimo disse o que Paulo falou só que com outras palavras. Por ser do pt Paulo condenou a xenofobia e não perdeu a chance de lembrar da onde vinha as baixarias. O anonimo do psdb quis comparar Paulo com Mayara, e depois de levar uma resposta partiu para o tudo o nada com acusações pessoais, escandalos que não tem nada a ver com o caso de xenofobia e tentando colocar o pessoal dos comentarios contra Paulo. Todo mundo reparou que enq2uanto Paulo respondia diretamente para o anonimo, o escroto do anonimo acusava Paulo de ser igual a mayara, do pt ser sujo e mais coisas. Pra mim isso e a famosa politica dos psdbistas, que invez de discuti o problema apresentado fica colocando a culpa nos outros partidos e pessoas ligadas a esse ou aquele partido de maneira bem escrota como reparamos nas eleiçoes de 2010.
Postar um comentário
1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.