quarta-feira, 27 de abril de 2011

Conta de luz ficará, em média, 8,27% mais cara a partir desta sexta-feira

Foram definidas nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as novas tarifas de luz a serem cobradas pela Celpe. O índice médio de reajuste para o consumidor foi de 8,27%.

As novas tarifas entrarão em vigor para os 3,1 milhões de clientes da concessionária a partir da próxima sexta-feira, dia 29 de abril, mas o consumidor só irá perceber essa variação a partir da fatura de maio. O deputado Eduardo da Fonte (PP) irá à Justiça para questionar o valor desse reajuste.

Os consumidores de baixa tensão, que representam 99,8 % dos clientes da empresa, majoritariamente residenciais, terão um aumento médio de 8,04%. Já os consumidores industriais e comerciais de médio e grande porte, atendidos em alta tensão, terão reajuste médio de 8,68%.

De acordo com a assessoria da Celpe, os reajustes tarifários anuais estão previstos no contrato de concessão das distribuidoras e não são apenas mecanismos de correção monetária, mas também de ajuste dos custos que não estão sob o controle das empresas.

Esta parcela é composta pela energia comprada para revenda, custos de transmissão e encargos setoriais. Adicionalmente, no valor da conta de energia elétrica, também são incluídos ICMS e PIS/PASEP.

Para definição do índice de reajuste são considerados os custos arcados pela distribuidora nos últimos 12 meses. Encargos setoriais e tributos representam aproximadamente 35% da conta. Já as despesas com a compra e transmissão de energia respondem por 39%.

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.