segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conheçam as bandas da 53ª Festa dos Estudantes - Estuário #5



A banda surgiu em meados de 2003, inicialmente idealizada com o propósito de produzir o projeto solo de Guga Oliveira (guitarra). Com a participação de Marcio Soares(baixo), logo criou-se uma possibilidade de agregar novos componentes ao trabalho formando a Banda estuário.

Na concepção musical a idéia era explorar a diversidade na elaboração dos arranjos, sempre utilizando a linha da música instrumental, influencia maior nos músicos que compõem o grupo.
Ao grupo para complementar a formação integrou-se Eder “O” Rocha (baterista/percussionista experiente que tocou com a orquestra sinfônica, grupo Mestre Ambrosio, etc), que no inicio da carreira atuou com Guga Oliveira em outros projetos artísticos.
O nome Estuário, foi sugerido por Márcio Soares. Estuário, além de possuir uma sonoridade boa e significado interessante – estuário quer dizer, a foz de um rio que deságua em um outro rio, em um lago ou no mar, sendo este último o mais conhecido, chamado “mangue” - , é também uma homenagem dos músicos ao Recife, grande cidade estuária brasileira, nascida e criada sobre o mangue.
O estuário é um local de misturas, onde impera a diversidade de elementos como nossa cidade e sua música sendo uma das áreas mais férteis do mundo, é um local puramente impuro no sentido de ter ao mesmo tempo água doce e salgada, recursos do mar,rio e terra; é um ponto de encontro, ligação de águas e meios aparentemente díspares, se vê no estuário formato próprio bem identificável, mas que mostra com clareza influência de vários outros ambientes.
Observando e tomando como inspiração o ecossistema estuário, vê-se meios em comum com os quais a banda busca em sua música nascida da condensação de vários elementos musicais diferentes, por exemplo: Mpb, jazz, música regional pernambucana, Blues, música oriental, experimental, cubana, erudita, etc. A música do estuário é tecnicamente bem apurada e prima pela melodia (elemento muito forte na sonoridade da banda), que em geral é doce, porem forte e profunda possuindo grande poder de sedução que toma o ouvinte muito facilmente. Porém a principal influência do grupo é a música voltada para a imagem, para a cena, para a trilha sonora, todas as composições e arranjos sugerem imagens, como se tivessem sido feitas para um filme inexistente ou para o filme diário da vida real, este é o recurso que une as músicas, feitas como uma seqüência cinematográfica apesar dos elementos diferentes entre elas.
Esta influencia de imagem e cena na música do grupo não é puramente gratuita, pois todos os componentes do grupo, além de cinéfilos, trazem como um dos seus trabalhos o fazer trilhas sonoras para vídeos de curta metragem, teatro e dança.


Ouça-os no Myspace
Blog da banda

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.