domingo, 29 de janeiro de 2012

Não é só Triunfo que destrói seu patrimônio histórico

Segue texto do blog florespe.net

Nossa História jogada fora como lixo
Peço licença aos leitores para expressar meu sentimento.

Em um País, que poucos se dão por conta da importância de sua história e de seus filhos ilustres. É viver diariamente com o sentimento que estamos rasgando e jogando no lixo as páginas de nossa própria história.

Esta feita por homens e mulheres desbravadoras, que no seu tempo, talvez tão mais difíceis que nos dias atuais, contribuíram e lutaram para uma sociedade bem a frente do seu tempo, e que nos dias de hoje pudéssemos contar, ler, escrever, reescrever, e até mesmo manter viva sua memória, prestigiando-os, com seus nomes em praças, ruas, escolas, hospitais e até mesmo em festas tradicionais.

Peço licença aos leitores para expressar meu sentimento, talvez de indignação, mas prevalecendo o de tristeza, por ver nossa história e de nossos filhos ilustres, indo embora em entulhos, que ficarão amontoados em um terreno qualquer.

No futuro tão próximo, encontrar algo para mostrar, contar, fotografar, não será possível. Pela inexistência de nosso patrimônio, destruído hoje, por nossas próprias mãos.

Por ser, um dos apaixonados por nessa terra, e principalmente pelo zelo de nossa história, destaco em particular minha paixão por nosso filho ilustre, Moacir Santos. O grande precursor da Bolsa Nova, levada, batida, compasso musical, que atravessou gerações.

Quem o teve o prazer de fotografar, a casa onde Moacir Santos estivera quando criança. Com certeza guardará com muito carinho a rica lembrança, deste que foi um gênio na música brasileira, e até mesmo internacional, sem contar com o belo registro de uma arquitetura quase que centenária.

Agora sua fachada dará lugar aos moldes modernos com cerâmica, e novos contornos. Levando embora, pelo menos da antiga casa, a memória e história de nosso grande Moacir Santos.
________________________
Parece um mal crônico da sociedade em tentar destruir as marcas do passado. Cabe, cada vez mais, ao poder público evitar isso, efetuando o tombamento desses patrimônios e imprimindo multas pesadas caso exista danos intencionais.

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.