terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Princesa Isabel ganha UPA 24 horas


O governo do Estado está investindo R$ 3,4 milhões na UPA 24h de Princesa Isabel, com a construção do prédio e a aquisição de equipamentos. A UPA vai realizar em média 150 atendimentos por dia por uma equipe multidisciplinar em saúde e atenderá a cerca de 80 mil moradores de sete municípios: Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares. “Queremos em quatro ou cinco meses voltar a Princesa para inaugurar a UPA para realizar atendimentos de urgência a população de sete municípios. Assim como conseguimos inaugurar a UPA de Guarabira e em dois meses realizar 5.800 atendimentos no Brejo, vamos repetir isso aqui e, ao mesmo tempo, desafogando o hospital regional”, afirmou Ricardo Coutinho.

O governador disse que a UPA é uma estratégia importante e, por isso, o Governo do Estado está investindomais de R$ 10 milhões com a instalação de três UPAs em Guarabira (inaugurada), em Cajazeiras (em fase final) e agora em Princesa Isabel. “A saúde é o nosso principal desafio e estamos avançando na organização da rede e na despartidarização de uma área fundamental para a população”, explicou.

O secretário de Saúde, Waldson de Souza, explicou que a missão da UPA não é atender casos de demanda cirúrgica, obstétrica ou de atenção básica, mas contribuir para a organização dos atendimentos de urgência e emergência das cidades daquela região. Waldson destacou o papel fundamental das secretarias municipais de saúde na atenção básica e na organização da rede de saúde. “A UPA não é um hospital ou um Posto de Saúde da Família (PSF), mas um suporte assistencial para evitar que o usuário ocupe os hospitais de maior complexidade”, completou.

Descentralização – A instalação da UPA em Princesa Isabel é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Ela funciona como intermediária entre as unidades básicas de saúde e os hospitais, com o objetivo de descentralizar e agilizar o atendimento, diminuindo o risco de morte dos pacientes.

Serviços - A UPA irá oferecer suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e atender às urgências clínicas e pediátricas, reduzindo a demanda de casos de menor complexidade da rede hospitalar. A unidade também manterá até 24 horas os pacientes que aguardam internamento clínico. Serão realizados 150 atendimentos por dia.

A UPA de Princesa Isabel prestará atendimento clínico geral e pediátrico. Também serão oferecidos exames de raio-X, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Diariamente, uma equipe com médicos clínicos gerais, pediatras, enfermeiro plantonista e técnicos de enfermagem estarão à disposição da população. Antes do atendimento, os pacientes passarão por uma triagem de classificação de risco, ou seja, será dada prioridade aos casos mais graves.

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.