segunda-feira, 19 de março de 2012

CPI da Depredação do Patrimônio Histórico tem seus primeiros resultados




O comerciante Romildo Jonshon Pereira compareceu à reunião da CPI da Depredação do Patrimônio Histórico realizada nesta sexta (16/03) para fazer compromisso de ajustamento de conduta, pelo compromisso ficou acertado que construção irregular (sem licença de construção) localizada na entrada da cidade , de propriedade da família do comerciante, será demolida no prazo maximo de 180 dias.

A CPI identificou que o prédio não tem licença de construção e que interferiu diretamente no conjunto histórico “arruado Dr. Cordeiro”. O Comerciante declarou que é a favor da preservação do patrimônio histórico e comprometeu-se a demolir o imóvel, assinando o compromisso.
Adeildo Pereira foi outro empresário que também firmou compromisso com os membros da CPI, apresentando projeto de reforma do prédio vizinho ao Forum, com compromisso de preservação total da fachada e da inclinação da coberta. Neste caso havia o receio de que a obra contribuísse para alterar a fachada do imóvel histórico.

O Vereador João Batista Rodrigues, relator da CPI destacou os bons resultados já obtidos pela CPI, antes mesmo da elaboração do seu relatório. “Pela primeira vez sentiu que o município se preocupa com o patrimônio histórico, que Triunfo não pode ser depredada ao ponto de ficar igual as outras cidades: sem qualquer característica antiga e bela”. E continua: “hoje conseguimos o compromisso da recuperação total da fachada do prédio vizinho ao Forum, da derrubada de prédio sem qualquer estética, construído na entrada da cidade, e ainda, da família do Senhor José Bezerra de apresentar projeto no prazo de 30 dias para a construção de prédio destruído na Av. Getúlio Vargas. Vamos exigir a realização imediata de preservação do arruado Dr. Cordeiro que pertence ao espólio de Dr. Rui e identificar novos prédios ameaçados de depredação, para isto precisamos contar com o apoio da população”, declarou o Vereador .

Outro ponto importante da reunião foi o compromisso do Poder Executivo de também assinar ajustamento de conduta, instituindo no prazo de 90 dias fiscalização de obras , com arquiteto ou engenheiro e fiscal de rua para obras. Alem do normatizar os procedimentos de fiscalização, evitando influencias descabidas.

O Presidente Marcos Daniel espera concluir os trabalhos da CPI em breve apresentando bons resultados para a preservação.

A CPI da depredação do patrimônio foi instalada mediante requerimento do Vereador João Batista Rodrigues e conta com a participação do autor, do Vereador Marcos Daniel como Presidente e Joeldes Moreno como membro.

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.