quarta-feira, 8 de maio de 2013

Triunfo vai ser sede de capacitação para os novos gestores municipais realizado pelo Instituto Gestão PE!



O Governo de Pernambuco inicia nesta segunda-feira (06) as duas últimas turmas de capacitação em gestão pública para as prefeituras do Estado. Já participaram dos cursos 126 gestores de 70 municípios do Estado, nas três primeiras turmas. As aulas tiveram início no dia 20 de março, no Recife, para cidades da Região Metropolitana e Zona da Mata; depois seguiram para Caruaru, onde foram atendidos gestores do Agreste Central; e na semana passada, terminou a turma do Agreste Meridional, em Garanhuns. O curso se encerra com as duas turmas que serão atendidas simultaneamente no Sertão: em Triunfo e Petrolina, de 06 a 10 de maio. 

O secretário de Planejamento de Jucati, Adson Marques Silveira, considerou “oportuna” a realização do curso e destacou o aspecto da liderança como um ponto fundamental para a implementação do modelo de gestão nos municípios. “Levarei tudo que aprendi para o prefeito, mas sei que o desafio é muito grande. Ele será o responsável por incentivar o grupo, cobrar resultados e fazer com que os servidores vistam a camisa. Saio deste evento com a certeza que esse modelo dará certo”, afirma. Já o secretário de Educação de Arcoverde, Kerley Lafayete, destacou a dinâmica de monitoramento semanal realizada pelo governo do Estado. “A gente vê o quanto é importante a ferramenta de gestão, tendo o governador como a pessoa central nesse processo”, afirmou.

Com duração de 40 horas para cada turma, os cursos de capacitação são gratuitos e fazem parte do pacote anunciado pelo governador Eduardo Campos, no evento Juntos por Pernambuco, realizado em Gravatá (PE), nos dias 21 e 22 de fevereiro. As aulas são ministradas por profissionais do Instituto Gestão de Pernambuco, que funciona na Secretaria de Planejamento e Gestão. O conteúdo contempla temas ligados ao planejamento, gestão e orçamento, como formulação, implementação, avaliação e monitoramento de políticas públicas.

“Nossa expectativa em relação às turmas foi positiva, visto que os gestores participaram com interesse da discussão dos temas abordados. Nossa esperança é que os treinados se tornem multiplicadores dos conhecimentos, desenhando e ajudando a implantar modelos de gestão personalizados em cada prefeitura, deixando um legado de gestão para o seu município”, destacou Maurício Cruz, secretário executivo de Planejamento e Gestão e coordenador do Instituto Gestão. 

PERFIL - A maioria das prefeituras escalou secretários municipais, gestores, técnicos e assessores para participarem dos cursos. O secretário de Comunicação e Emprego de Itapissuma, Jefferson Menezes, afirmou que o município pretende se basear no exemplo do Governo do Estado para implementar seu plano de gestão. "É um modelo comprovadamente de sucesso. Nosso objetivo é tomá-lo como base, adaptando-o a nossa realidade de governo", diz. Alguns municípios, porém, participaram com seus principais representantes, como é o caso de Poção, cujo prefeito José Waldeilson Bezerra foi ele mesmo assistir a todas as aulas. Para ele o curso é uma ferramenta que ajudará na "mudança de cultura do funcionalismo público e a quebra de paradigmas na administração dos municípios".

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.