segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Agentes de saúde de Triunfo são treinados para a prevenção ao crack

Os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem de Triunfo, que atuam nas Unidades de Saúde da Família, estão sendo capacitados para abordar os jovens sobre o consumo de drogas com foco no crack.  O treinamento faz parte do projeto nacional “Caminhos do Cuidado” do Ministério da Saúde, realizado em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde.

Um total de 45 profissionais de saúde do município participa da capacitação que com aulas presenciais e práticas, contabilizando o período de um mês e meio de treinamento. Um grupo de professores, sanitaristas e especialistas em prevenção às drogas é responsável pela capacitação. “Esses capacitadores passaram por um processo seletivo e um  treinamento feita pela Fiocruz e estão totalmente preparados para essa ação” informa o coordenador do projeto na região, João Gabriel.

A capacitação começou na manhã da terça-feira, 12, com atividades na Academia das Cidades e no salão nobre da Prefeitura. “Com o foco na prevenção ao crack estamos preparando as equipes da atenção básica do município para o combate ao crack, algo de fundamental importância, uma vez que essa droga, atualmente, é a que causa dependência rápida e maiores danos” explica o diretor de saúde, Daniel Antas.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Serra Talhada recebe os pacientes envolvidos com drogas da região e também de Triunfo. De acordo com a coordenadora, Michele Menezes, do total de pessoas assistidas, 80% sofrem com a dependência pelo álcool, e 10% com outras drogas incluindo o crack. Até o momento, o Centro não recebeu pacientes de Triunfo dependentes desse tipo de droga.

 “Esse treinamento vai contribuir muito para incentivar os usuários a procurarem o serviço, já que essa busca por assistência tem que ser espontânea” ressalta a coordenadora.  Ela é uma das profissionais que ministra o treinamento para a equipe de saúde de Triunfo.

1 Comentários:

Águia disse...

Bom dia! Sinto muito por todos que tornam-se vítimas do crack e outras drogas ! Lamentável as fragmentações humanas geradas pelas drogas ! Sabemos que não são problemas de periferias! Os chefões estão nas altas camadas sociais e muitos em Brasília.Friso Brasília , baseada em relatos e documentários que leio.

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.