quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Confira as oficinas oferecidas por ocasião do 4° Festival de Cinema de Triunfo


Oficina Postando Vídeos na Web 2.0
Ministrante: Marcel Karling
Objetivo: A Oficina Postando Vídeos na Web 2.0 se baseia da utilização da Internet como plataforma onde o usuário tem o poder de compartilhar conteúdo, e com poucos recursos pode multiplicar idéias, posicionamentos, ações, pensamentos de forma viral, através do audiovisual para milhares de pessoas ao redor do mundo.
Trabalha com acessibilidade através de ferramentas online (não sendo necessário a utilização de softwares proprietários de edição), através de uma abordagem fácil e acessível, para mostrar o universo envolvendo vídeo para Internet, redes sociais e aplicativos web. Serão escolhidos alguns dos vídeos resultantes para serem exibidos no último dia do festival.
Carga Horária: 16 horas (4 dias, 4 horas dia)
Público alvo: Adolescentes e adultos que possuam conhecimentos básicos de navegação na internet e uso de email. A partir de 14 anos.
Capacidade: 20 pessoas
Datas: 16 a 19 de agosto
Horário: 9h às 13h
Oficina Realizando em 1 minuto
Ministrante: Alice Gouveia

Objetivo: A oficina “Realizando com 1 minuto” visa colocar os participantes em contato com o fazer audiovisual, a partir de aulas expositivas, utilizando projeções, distribuição de apostilas com informações sobre produção audiovisual, além de exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem. Os filmes resultantes da oficina serão postados na web e exibidos no último dia do festival.
Carga Horária: 30 horas (6 dias, 5 horas dia)
Público alvo: População em geral a partir de 16 anos.
Capacidade: 25 pessoas
Datas: 15 a 19 de agosto
Horário: 8 às 13h
Explorando os sertões: Em busca de locações
Ministrante: Rutílio Oliveira / Monitoria: (guia local)

Objetivo: A oficina “Explorando os Sertões: voltando o olhar para locações” visa explorar as diversas paisagens que compõem a cidade de Triunfo, com o olhar voltado para as possibilidades de utilização da cidade para _lmagens. Com aulas teóricas e práticas exploratórias a idéia é (re)descobrir os cenários naturais disponíveis na histórica cidade e arredores. Ao _nal será feito um blog da oficina onde serão postadas fotos e vídeos, produzidos pelos oficinandos, com suas sugestões de locação na cidade, que conterá também informações do município, divulgando as potencialidades da região para fomentar a cultura e atividade audiovisual no sertão.
Carga Horária: 16 horas (2 dias, 8 horas dia)
Público alvo: participantes do Festival, diretores e produtores de filmes e estudantes com mais de 16 anos de idade.
Capacidade: 20 pessoas
Datas: 19 e 20 de agosto
Horário: 9 às 13h e 15 às 18h
Cinema e educação: O audiovisual como ferramenta pedagógica e para a formação cidadã

Objetivo: Capacitar os professores multiplicadores da proposta de integrar o audiovisual no ensino formal, instrumentalizando-os para utilizarem filmes em sala de aula nas disciplinas formais e incentivando a formação de cineclubes nas escolas, que receberão os kits com 26 programas de filmes da Programadora Brasil.

Módulo 1 - Incentivo a formação de cineclubes nas escolas.
Ministrante: Saskia Sá

Neste módulo serão abordados temas como História do Cinema e do Cineclubismo: mundial e brasileiro; Linguagem e Narrativa Cinematográfica; Organização do Cineclube; Cineclubismo na
Educação; Organização local e rede. Este módulo será ministrado por uma mestra em educação, e vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes, com 20 horas/aula.

Módulo 2 - Utilização de filmes na escola, dentro das disciplinas do PNC.
Ministrante: Fundação Joaquim Nabuco

Capacitação dos professores para utilizarem filmes as disciplinas estudadas nas escolas, tomando por base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), utilizando os kit´s “Cinema e Educação”, produzido pela FUNDAJ, que consiste em 26 cadernos de apoio pedagógico, com textos de pesquisadores e curadores e atividades para sala de aula relacionando os filmes com as
disciplinas e com a formação cidadã dos alunos.
Carga Horária: 36 horas (6 dias, 8 horas dia)
Público alvo: Professores da rede pública estadual, do ensino Fundamental 2 e médio, das Escolas de Referência, Escolas Técnicas de Ensino Integrado e do Projeto Educar.
Capacidade: 25 pessoas
Datas: 15 a 20 de agosto
Horário: 9h às 13h e 15h às 17h
Serviço:
Local das Inscrições: Cineteatro Guarany ou pelo email: cinemafundarpe@gmail.com
Outras informações: 81 3184-3158

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.