Em três meses estagiando em hospitais da região pude perceber que um hábito da população é solicitar atestados médicos. Devido à grande oferta de emprego na região, graças a grandes obras realizadas por todo Pernambuco, a procura de atestados aumentou bastante. O problema é que os pacientes procuravam os médicos em cima da hora, sem dar o devido tempo para realização de exames básicos. Criou-se uma cultura que é só o médico olhar pra você e pronto! Já sabe se está apto ou não para o trabalho. Não é bem assim. Deverá ser feito pelo menos exames de rotina como um ECG (eletrocardiograma), hemograma, glicemia de jejum, além de exames confirmatórios de algumas doenças infecciosas como HIV e sífilis. Todos esses exames são feitos pelo SUS na nossa cidade. Basta solicitar ao médico e procurar a secretaria de saúde do município. São exames simples e que rapidamente já se tem resultado.
A população deve entender que tanto corre risco o médico quanto o paciente por um atestado médico falso. Um exemplo claro disso ocorreu em obra da transposição do rio São Francisco. Um trabalhador teve uma parada cardíaca devido a uma arritmia que não foi diagnosticada, pois não foi solicitado um ECG pelo médico.
Então progame-se! Vá a um médico e peça que ele solicite todos os exames necessários. Triunfo conta com bons médicos que estão nos PSFs e na Maternidade. Todos têm como obrigação cuidar da saúde e do bem estar de cada paciente.
0 Comentários:
Postar um comentário
1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.