quinta-feira, 27 de maio de 2010

III Festival de Cinema - Prazo para inscrição de filmes vai até o dia 31 de maio


Realizadores de todo Brasil podem concorrer à mostra competitiva que garantirá uma premiação de R$ 44 mil nas categorias Longa-Metragem e Curta-Metragem.

A partir deste sábado (15), até o dia 31 de maio, cineastas de todo o país poderão inscrever suas produções na terceira edição do Festival de Cinema de Triunfo. A ação, promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura do Triunfo, no Sertão do Pajeú, tem o objetivo de colocar o interior do Estado na rota dos festivais do audiovisual, além de premiar os trabalhos mais relevantes. No total, serão oferecidos R$ 44 mil para seis realizadores de curta-metragem e dois de longa-metragem.

A mostra de filmes acontece dentro da programação da 52ª Festa do Estudante de Triunfo, que integra o Festival Pernambuco Nação Cultural, entre os dias 23 e 1º de julho, com as projeções realizadas no Cine Teatro Guarany. Para saber informações sobre documentos necessários acesse 3º Festival de Cinema de Triunfo - Extrato do Regulamento e Festival de Cinema de Triunfo - Regulamento e Ficha de Inscrição.

INSCRIÇÕES – Poderão participar do processo seletivo, trabalhos nas categorias Longa-Metragem35 mm e Digital (até 150 minutos); Curta-Metragem 35 mm e Digital (até 20 minutos); Curta-Metragem Pernambucano 35 mm e Digital (até 20 minutos); e Curta-Metragem Infanto-Juvenil 35 mm e Digital (até 20 minutos). Para inscrição na categoria de Longa-Metragem é necessário que os filmes sejam brasileiros e tenham sido finalizados entre 2007 e 2010, nos gêneros de ficção, documentário e animação. As películas podem estar em qualquer formato desde que possuam cópia de exibição em 35 mm ou formato digital. Os curtas poderão ter sido finalizados entre 2007 e 2009 e devem ter cópia de exibição em Dvcam ou Mini DV.

As inscrições podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que deverão apresentar um envelope lacrado com três cópias de cada filme em DVD com capa e identificação; uma cópia impressa da ficha de inscrição; e CD contendo três fotos de divulgação filme mais a ficha de inscrição em formato eletrônico. Os proponentes podem realizar a inscrição pessoalmente no protocolo da Fundarpe, localizada na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, CEP: 50.050-000, Recife – PE, no térreo, entre as 8h e 17 h, ou via Correios, via Sedex, com data de postagem até o último dia de inscrições.

PREMIAÇÃO – Os filmes serão avaliados por um júri popular e outro oficial. Nos dois casos a premiação para o melhor longa-metragem será de R$ 10 mil e de R$ 4 mil para o curta. Nesta edição, os estudantes de Triunfo que terão sido capacitados uma semana antes da realização do festival, além de integrantes dos projetos Desenhando Culturas e Comunicando Culturas, formarão o júri popular e terão a responsabilidade de escolher os vencedores. Além da premiação em dinheiro, os realizadores disputarão o Troféu Caretas de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Produção, Melhor Som, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Confira o Cronograma:

15 a 31 de maio: Inscrição dos filmes;

01 a 10 de junho: Sistematização e envio do material recebido pela Fundarpe para Comissão de Seleção do Festival;

10 a 15 de junho: Seleção – pela comissão - dos filmes que irão participar das mostras competitivas do Festival;

16 de junho: Divulgação dos filmes selecionados para participar das mostras competitivas;

21 a 31 de julho: Realização do 3º Festival de Cinema de Triunfo;

Até 06 de agosto: Publicação no Diário Oficial dos filmes vencedores;

09 a 30 de agosto: Entrega da documentação necessária ao recebimento dos prêmios pelos filmes vencedores do festival.

Acompanhe: http://festivaldecinemadetriunfo.blogspot.com/

Fonte: Site da PMT

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