segunda-feira, 28 de junho de 2010

E o São João? Teve?



Triunfo esteve essa semana como todos nós gostamos de divulgá-la por todo o Brasil. Com um clima frio, a neblina beirando o açude e lotada de turistas. Seria o momento propício para os que vem de fora se apaixonar pela cidade, pela sua tradição e curitirem um são joão diferente do das grandes cidades. Mas acho que como eu, eles ficaram um pouco decepcionados.
A festa esse ano foi meio que improvisada, de última hora. Várias foram as reclamações sobre a localização do palco no Bosque Horácio Timóteo e principalmente pela pouca divulgação das atrações, já que estas foram contratadas em cima da hora. Não vou entrar no mérito se deveria ter contratado bandas melhores ou não, particularmente eu até gostei delas. Valorizou o artista da terra, além das boas apresentações culturais. Mas já que seriam mais atrações locais por que não contratá-las e divulgá-las com maior antecedência?
O arraial da encruzilhada teve uma maior participação, mas esbarrou também na falta de estrutura. Pouca iluminação nos arredores e a falta de serviços como barracas para alimentação e bebidas prejudicaram a festa. Se não fosse o bar de Bosquinho, que se encontrava a uma distância razoável do palco, o show teria sido muito pior.
Um ponto falado pelos organizadores para não investir tanto no São João é pelo fato que outras cidades das redondezas tem melhores festas e o povo daqui "debanda" para lá. Mas esquecerem de uma coisa, e os turistas que lotaram todos os hoteis? Como ficam? Eles vieram não para procurar as festas juninas de Serra Talhada, Flores e Princesa. Vieram para Triunfo! Os donos de pousadas receberam muitas reclamações e muitos deles bancaram por conta própria festas nos estabelecimentos para agradar os hóspedes.
A experiência fica e a esperança de que próximo ano teremos uma festa melhor continua. Estamos na torcida.

6 Comentários:

PRAXEDES MATOS KELLA disse...

Não se trata apenas de valorização do artista da terra, pois só botaram eles para tapar buraco e pagando uma minxaria.
Quanto ao argumento de se fazer um evento menor pois o povo debanda para outras cidades... O MAU EXEMPLO parte dos próprios promotores da festa: Onde estavam o prefeito, vice-prefeito, secretários, diretores, assessores, vereadores e seus respectivos familiares?
O Caio, seu companheiro de blog, por exemplo, fiel defensor do secretário de turismo e acho que funcionário daquela secertaria... O vi em Serra Talhada, curtindo César Menotti & Fabiano!
O São João foi fraquinho por falta de interesse da administração triunfense.

Anônimo disse...

Que mal lhe pergunte sr praxedes, mas se o sr o viu lá é por que o sr estava lá em serra, certo?

Unknown disse...

Trata-se exatamente da valorização dos artistas da terra, além da valorização da fama que a cidade tem. Já que ela é conhecida por aí como cidade turística, que assim seja preservada assim. E se não foi feita uma festa digna de São João não foi pela concorrencia com a cidades vizinhas, foi por falta de vontade.

Anônimo disse...

eu concordo com Hemyle, Triunfo ta precisando de bandase festas, sei la, acho que dava pra ter feito uma festa "descente" por aqui, espaço tem sim.
Acho que os turistas esperavam sim por uma festa com atrações legais, que pudessem dançar, se divertir e tal, mas ate que teve algumas "coisinhas legais" por aqui, teve um forrozim pé de serra la no Papo de Buteco, teve festa no Clube, teve sim. Mas espero que da proxima vez seja melhor, que tenha uma programação de verdade né e com mais atrações.

Thaís Lima

George Veríssimo disse...

Triunfo tem que aprender que a cidade sendo turística, os gestores e a própria população tem de tomar consciência de que ela tem de ser administrada de forma profissional, como uma empresa. Deve-se estabelecer metas para que se tenho um rumo a seguir durante o ano vigente.
E sobre as pessoas irem para outras cidades festejarem não tem nada a ver, cada um com seu gosto... não existe isso de se prender em um mundo só porque nasceu lá. MAS ao modo que se tenha festas mais bem estruturadas e "aconchegantes" a população não terá vontade de sair para os outros "sítios festivos".

comsje disse...

Pessoal falta muito para Triunfo ser uma cidade com tradição junina, porem, seria facil fazer isso acontecer, falta apenas algo chamado boa vontade, bom senso, amigos meus turistas, foram para nossa querida cidade e voltaram decepcionados, não tinha nada ou quase nada, o povão gosta de coisas novas, alegres.

Genivaldo Gomes (Ass. Social UEPB-CG)

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.