segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Triunfo precisa de lazer



O que vou fazer hoje pra me divertir? Aposto que cada um faz essa pergunta quando chega sexta-feira, após uma semana de estresse do colégio, faculdade ou trabalho. Aposto também que boa parte passa horas pra responder essa pergunta. Pedimos ajuda a nossos pais ou familiares e a resposta parece simples, "vá estudar" ou "arrume seu quarto". O fato é que faltam opções e as que têm se concentram todas no centro da cidade, ou seja, quem mora nos bairros da encruzilhada ou liberdade, por exemplo, tem que se deslocar muito. Nesses bairros mais distantes o mais provável é que exista um bar aberto que junto ao ócio leve ao que boa parte dos jovens hoje faz, "encher a cara". Isso é o que está acontecendo a um bom tempo. Com o fim dos campos de bairro, que foram loteados, as atividades esportivas pouco exploradas e também a falta de atrativos culturais fez com que a juventude passasse a beber demasiadamente.

A construção da academia das cidades, junto com a iniciativa do SESC de promover freqüentemente eventos, como o teatro no Guarany, veio para mudar isso e pra mostrar que existe solução. Mesmo assim, essas atividades são muito concentradas. Falta atividades nos bairros. Faltam praças, espaços de lazer. E o pior é que os novos loteamentos desprezam essas áreas. Quando existe o espaço eles são mal aproveitados.

Um exemplo é o Estádio Centenário. Daria para fazer um centro poliesportivo com diversas atividades que movimentasse toda a encruzilhada e a cidade. É verdade que é caro, mas não é nada absurdo. Em Campina Grande foi investido 4,5 milhões na Vila Olímpica Plínio Lemos, um espaço bem maior que nosso estádio e que oferece tantos outros serviços, como prática de várias modalidades de esporte, apresentações culturais, oficinas e diversos cursos. Pode se achar muito esse dinheiro, mas se lembrarmos que foram gastos 1,5 milhão na academia das cidades e 1,3 milhão mais 600 mil de indenização no pátio de eventos além de que o espaço na encruzilhada é menor, pode-se crer que é totalmente viável esse investimento. Os projetos existem, mas não se realizam.

O que se vê então é o número de jovens usuários de drogas aumentando, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas que acabam por baixar o rendimento escolar, impedindo um futuro melhor e "alienando" o cidadão.

E qual a sua opinião? O que você desejaria que tivesse? Comente.

3 Comentários:

Joseph Lenin disse...

Toninho,
Essa questão dos loteamentos não observarem a construção de áreas de lazer fere o Plano Diretor municipal. A responsabilidade para fiscalizar é da PMT.
Já quanto às verbas para a construção desses espaços, o Ministério dos Esportes possui linhas de crédito específicas. Lembro de entrevista recente do ministro Orlando Silva dizendo que estavam com os cofres cheios, mas faltavam projetos.
Por fim, quanto ao Plínio Lemos, além dos aparelhos esportivos (campo, quadras, piscina aquecida, pista de atletismo...) e culturais, também foi construída uma UBSF/PSF.

Anônimo disse...

A unica coisa que tem para fazer em triunfo é tomar cachaça, toda semana abre um novo bar, e ai a moçada adora!

KLEBER disse...

É VERDADE CONCORDO PLENAMENTE COM A OPNIÃO DO COLEGA TONINHO, MAIS ANALISANDO BEM TEMOS QUE PARAR P/ PENSAR QUE O POVO TRIUNFENSE NAO GOSTA DE GASTAR DINHEIRO, QUEM É DONO DE BAR SABE BEM DISSO, UM EMPRESÁRIO PENSA DUAS VEZES EM INVESTIR NUMA CIDADE COMO ESSA, POIS A POPULAÇÃO MARCA PRESENÇA INICIALMENTE MAIS APÓS 3 MESES NAO PROCURA MAIS. COMO FOI DITO, O GOV MUNICIPAL DEVERIA INVESTIR NA PARTE CULTURAL JÁ QUE É O NOSSO FORTE E DESENVOLVER CADA VEZ MAIS PROCURANDO COISAS RELACIONADAS A ISSO QUE ENVOLVA A JUVENTUDE E TIRE A FAMILIA DE CASA PARA ALGO INTERESSANTE. MAIS COMO SEMPRE HÁ A DESCULPA QUE "FALTA VERBA; NÃO TEM DINHEIRO".
SÓ PODEMOS FICAR EM CASA OUVINDO OS PAIS MANDAREM ESTUDAR.
DOA A QUEM DOER MAIS O POVO TRIUNFENSE NÃO SABE ESCOLHER SEUS POLÍTICOS E NÃO É ATOA QUE ESTAMOS ASSIM. SENDO ASSIM NAO ADIANTA RECLAMAR É TOMAR VERGONHA NA CARA E VOTAR CONSIENTE.
POIS AS COISAS NO MUNDO EM QUE VIVEMOS HJ TENDEM A PIORAR "SE NGM DAR IMPORTANCIA P NDA!"

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.