segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Entrevista com o Secretário de Turismo de Triunfo, Evanildo Fonseca - Parte 2

















JET - Triunfo tem recebido muitos turistas, mas as reclamações quanto a estrutura da cidade, principalmente na questão de alimentação são muitas. O que o Sr. pensa a respeito?

Evanildo - Em se tratando de gestão pública, temos a limitação de podermos somente criar condições propícias para o desenvolvimento das atividades turísticas e culturais, essas condições se diz principalmente na questão da qualificação e buscar através de cursos, oficinas, seminários, que novos empreendimentos turísticos sejam implantados pela iniciativa privada e que os que fazem cultura busquem os meios legais (EDITAIS) para captação de recursos para o desenvolvimento de suas atividades.

Em parceria com o SESC/SENAI trouxemos a carreta de TURISMO e HOTELARIA para qualificarmos a mão de obra para as demandas dos empreendimentos turísticos, foram 04 cursos de carga horária superior às 20h e 04 cursos com carga horária inferior às 20h, ao todo tivemos cerca de 120 pessoas qualificadas. Junto ao SEBRAE/SESC promovemos curso de Associativismo, Empreendedorismo, Gestão de Negócios, etc.

A solução viável para resolver os problemas existentes é através do Conselho Municipal de Turismo-COMTUR que é o espaço destinado para colocar em torno da mesma mesa os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para a exploração sustentável e desenvolvimento do setor turísticos de Triunfo, recuperando os danos acumulados ao longo dos anos no setor turístico municipal. Com a execução das atividades para elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Triunfo foram realizadas pesquisas com turistas e visitantes para identificar os principais pontos, tanto negativos como positivos em todas as áreas identificadas como prioritárias para o turismo local, como forma de termos dados concretos para realização de um trabalho especifico para aquele determinado ponto apontado como deficitário para o turismo local, podemos até supor que os serviços de gastronomia local estejam problemáticos, mas precisamos de dados que comprovem quais as áreas que necessitam de ações prioritárias para melhoria dos serviços turísticos. Através desta pesquisa juntamente com o SEBRAE e o COMTUR iremos definir ações para que de forma abrangente e continua todos os serviços turísticos oferecidos em nossa cidade tenham seus índices de aprovação elevados.

Defendemos juntamente com outras instituições a Formação de Cooperativas e Associações das Classes do Trade Turístico (Associação dos Hotéis e Pousadas de Triunfo, Associação dos Transportes Turísticos de Triunfo com a formação de um posto receptivo, Associação de Bares e Restaurantes de Triunfo,) para lutarem em conjunto por uma causa em comum para favorecimentos ao crescimento daquela atividade fim, para que eles de forma organizada possam ter maior representatividade nas discussões das prioridades de ações a serem executadas. O COMTUR precisa dos representantes de cada setor que lotem por uma causa única para todos dos setores. Daí a importância do COMTUR para a gerencia do turismo local, a princípio os únicos que começaram a colher os frutos do que já foi plantada serão os que vêem participando maciçamente das discussões realizadas pela SETUR através de consultoria, a princípio para a formação do Plano de Desenvolvimento do Turismo e de Marketing Turístico e em médio prazo de forma individualiza para cada interessado que esteja participando da construção democrática da gestão do turismo local.

JET - Um hábito frequente na cidade é a demora na liberação das programações das festas. Qual o porquê disso e o que o Sr. está fazendo para resolver esse problema?

Evanildo - Assim como muita das ações da SETUR, as festividades também dependem de parcerias e a burocracia existente nos órgãos públicos nos impede de muitas vezes executarmos o que planejamos.

A SETUR tem seu planejamento em relação ao calendário de eventos da cidade de Triunfo, mas órgãos estaduais como FUNDARPE e EMPETUR tem seu calendário próprio de execução, a FUNDARPE, por exemplo, detém um calendário de eventos para todo o estado de Pernambuco, somente no carnaval em 2010 foram 17 pólos de animação em todo o estado, o município sempre sai na frente nestas questões mais acaba tendo que esperar por esses órgãos, pois sem os mesmo não teríamos o mesmo sucesso que nossas festividades têm hoje.

Nossos eventos já têm seu formato próprio adquirido, por isso devemos focar o Plano de Comunicação e Marketing Turístico para o tipo do evento, de forma a atrair ainda mais visitantes e turistas para esses períodos de festividades, sem depender somente da programação. Estamos programando juntamente com o Trade Turístico e com o COMTUR para divulgarmos no início de 2011 uma folheteria (folders) específicos do calendário de eventos do município, onde teríamos a descrição do evento e período do mesmo. Desta forma estaríamos vendendo as potencialidades festivas do município sem depender somente da programação daquele determinado evento.

JET - Que obra ou projeto você sonha em realizar na cidade?

Evanildo - Na verdade não existe um projeto específico, mas sim uma coesão de ideais, que formaram amplamente discutidos com o Trade turístico local e a sociedade civil, que é de conseguir dotar o município com os objetivos propostos no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal, no Plano de Comunicação e Marketing Turístico e no Manual de Orientações para a Reestruturação e Gestão da SETUR, esse ultimo foi formulado especificamente para melhorar a gestão administrativa e de procedimentos dentro do órgão público mais importante para o desenvolvimento econômico e social do nosso município.

Mais é importante ressaltar os objetivos que devem ser perseguidos como a aplicação do fluxo turístico, o incremento da qualidade do turismo na região, a ampliação do reconhecimento da marca turística do município bem como a geração de benefícios a comunidade local. Estes objetivos devem ser desenvolvidos para reforçar o posicionamento de Triunfo como uma região do sertão Pernambucano com a maior diversidade de turismo, lazer e entretenimento.

O JET agradece a participação do Sr. Secretário e torce pelo sucesso do Turismo Triunfense.

1 Comentários:

Marcos disse...

Muito boa à entrevista, estão de parabéns a Equipe do Blog e a Equipe da Secretaria de Turismo de Triunfo pela transparência das informações.

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.