segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Entrevista com o Secretário de Turismo de Triunfo, Evanildo Fonseca - Parte 1


















JET - Sr. Evanildo, quais foram às dificuldades ao assumir a secretaria de turismo, cultura e desportos?


Evanildo - Na verdade as dificuldades enfrentadas não se fizeram somente por parte da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos, mas sim de toda a administração municipal. Foi preciso primeiro tentar organizar a casa, em conjunto com todas as outras secretarias e órgão gestores municipais, a fim de organizar os processos, procedimentos, gestão financeira e descentralização da gestão, a partir disso começamos a atuar especificamente nas áreas de responsabilidade de cada gestor.

As principais dificuldades encontradas especificamente pela SETUR foram à falta de uma estrutura de física de trabalho, a falta de políticas públicas para as áreas de responsabilidade da SETUR, o acumulo de função dentre os poucos servidores públicos municipais destinados para o setor, não dotar de um plano de ação para direcionamentos dos trabalhos, projetos de continuidades e planejamento de gestão e ações efetivas nas três áreas de responsabilidade da SETUR e não somente realizar festividade como forma de promover o turismo e a cultura local.

Em cima de principalmente desses pontos que pensamos em uma construção coletiva (democrática) de uma repartição pública, com uma visão compartilhada e uma prática constante de planejamento, análise, desenvolvimento de estudos e pesquisas, descentralização, autonomia, onde ações de execução imediata se combinem com ações de médio e longo prazo, para viabilizar o desenvolvimento e a consolidação do município no mercado turístico Regional, Estadual e Nacional.

JET - Quais foram os principais avanços SETUR neste quase dois anos de gestão?

Evanildo - O trabalho esta somente começando, mas já podemos destacar algumas importantes ações estruturadoras para melhorar a gestão publica da SETUR.

Buscamos inicialmente trabalhar a reestruturação da SETUR tanto física como administrativa, tendo em vista este segundo ponto lançamos em meados do ano passado um Manual de Orientações para a Reestruturação e Gestão da SETUR Triunfo, o mesmo veio com o intuído de destacar a importância de um órgão público unificado e aliado para a exploração da atividade turística dentro do município de Triunfo. Além de apontar novas alternativas de planejamento, incentivo e projetos para fomentar a atividade turística municipal, tornando-se o ponto de partida na construção de um futuro, um caminho a percorrer com a participação e envolvimento da população, das instituições público-privadas e dos agentes econômicos do município. Tudo isso visando dar início a uma política de desenvolvimento sustentável ao turismo de Triunfo.

Levando em consideração de que o bom andamento do órgão responsável pelo gerenciamento por tal atividade possa propiciar mais segurança e qualidade. (Esse material esta disponível para download http://www.4shared.com/document/3SnASkuL/Manual_de_Orientaes_para_a_Ree.html). A partir deste projetos pudemos nos basear onde devíamos começar e onde queríamos chegar, definindo de forma clara o objetivo, missão, visão de futuro, etc.

Não iria adiantar muito definirmos como deverias Reestruturar Administrativamente a SETUR se não tivéssemos um espaço físico propício para o desenvolvimento das ações apontadas, então propomos a mudança da SETUR da sede administrativa municipal para o prédio onde fica localizado o Museu do Cangaço de Triunfo, mesmo sabendo a situação precária que o prédio se encontrava e a falta de estrutura de trabalho (quando assumimos a SETUR encontramos a mesma dotada de 01 Computador, que mal funcionava, três cadeiras e três birôs para 06 funcionários inicialmente realizar o atendimento ao publico e desenvolver as funções da SETUR), viabilizamos juntamente com a FUNDARPE e a PREFEITURA DE TRIUNFO a reforma total do Museu do Cangaço e da Cidade de Triunfo e das novas Instalações da SETUR, em 12 de Junho, dentro da programação dos 126 anos de emancipação política de Triunfo, foi à primeira vez que é realizado uma reforma no prédio desde a sua implantação do museu a mais de 25 anos, entre as melhorias realizadas no local estão à reforma total do telhado; reforma da rede elétrica do prédio; implantação de rampas de acessibilidades; restauração de portas, janelas e detalhes originais do prédio; humanização dos acessos; pintura interna e externa; iluminação externa; construção de jardim externo; implantação de foro em todo o prédio e eliminação de infiltrações. Além da modernização e adaptação das instalações da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos - SETUR, visando melhor bem atender a todos triunfenses e visitantes. Essa ação faz parte do plano de ação estratégicas da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos e foi uma importante diretriz escolhida como prioridade na I Conferência Municipal de Cultura. A reforma não visava somente reforma um prédio histórico de Triunfo e sim dotar o município de uma importante rede de equipamentos de Cultura e Turismo. Estamos trabalhando em cima de planejamento e na estruturação de equipamentos que auxiliaram o município na consolidação das Políticas Públicas de Cultura e de Turismo.

As ações estruturadoras não param por ai, buscamos parcerias e juntamente com o apoio do SEBRAE estamos atualmente nos últimos passos para formulação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal e o Plano de Comunicação e Marketing Turístico, que visam criar condições de uma governança administrativa democrática, ágil e responsável para a melhor execução do andamento da atividade turística do município, é fundamental estimular e orientar o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas do turismo, da cultura e dos esportes, dando suporte institucional para a sua integração assim como destas para com os demais setores da sociedade na promoção do Turismo e da qualidade de vida em Triunfo considerando as necessidades municipais do Turismo dentro do escopo da Rota do Cangaço e Lampião.

Dentro do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal aparece uma importante diretriz para a descentralização e democratização das decisões sobre o turismo municipal que é o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR que surge com a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal (Prefeitura), suas Secretarias e o órgão turístico municipal nas questões relativas à política do turismo, nos assuntos de sua competência. Por apresentar um formado de fórum onde se pode apresentar, discutir e aprovar decisões para implementação do turismo municipal, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo para conjugação de esforços entre o Poder Público-Privado e a Sociedade Civil, para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico.

Na promoção do turismo local, tivemos a execução das festividades tradicionais, como Carnaval dos Caretas 2009 e 2010 podemos destacar importantes ações como o Lançamento de Edital para o concurso dos caretas chegando a uma premiação de R$ 9.500,00, uma política de valorização das tradições dos pontos de apoio para os caretas, os cortejos de cultura popular promovendo a multiculturalidade do nosso carnaval, grade diversificada, shows expressivos como Revelação, Art. Popular, Alcymar Monteiro, Exaltasamba, Siba e a Fuloresta, Voa-Voa, Edição Extra, Maestro Madureira, etc. Festas dos Estudantes (Festival Pernambuco Nação Cultural) 2009 e 2010 passaram pelos palcos de Triunfo atrações como: Alceu Valença, Erasmo Carlos, Nando Reis, Magníficos, Geraldinho Lins, Reginaldo Rossi, Nos 04, Leci Brandão, Jorge Ben Jor, Alcione, Petrúcio Amorim, Josildo Sá, artistas triunfenses como: Genecy de Triunfo, Nelson Triunfo, Templários, Fabrício Ramos, Edição Extra, Ambrosino Martins, projetos como Desafio de Cantadores, Observa e Toca também fazem parte desta festividades. Apoio ao Triunfo Moto Fest 2009 e 2010, Natal Triunfo 2009 onde foi lançado uma nova concepção da decoração para a cidade, a programação com a Opera Triunfo, Coral Vozes do Guarany, Cantada Natalina, Concerto da Cidade, Desfile de Papai Noel, Encontro das Tradições, no palco apresentações com: Flavio José, Maciel Melo, Forro dos Plays, The Fevers, Zezo, etc. Nos distritos realizamos as Festividade de Nossa Senhora Santana de 2009 e 2010 em Jericó, e em Canaã a tradicional festa de São Pedro, recebemos o Festival de Cinema em 2009 e 2010 sucesso de publico, alem da importante conquista de temos o Cine Teatro Guarany voltando a funcionar (a partir de 2009) e recentemente voltando a exibir filmes continuadamente através de acordo com a FUNDARPE.

Participamos da Mostra Internacional do Turismo – MIT/PE em 2009 e 2010, onde expomos nossa cidade como importante cidade indutora do turismo de Pernambuco, participamos da FENNEART expondo o melhor do artesanato da nossa cidade, enviamos material promocional para o 5º Salão de Turismo que aconteceu em São Paulo, onde foi aprovada a concepção de regionalização da Rota do Cangaço e Lampião, lançamos o site da Prefeitura Municipal de Triunfo www.triunfo.pe.gov.br, logo estaremos lançando um site específico do turismo de Triunfo.

Obras estruturadoras também já são realidades em Triunfo, o tão sonhado Pátio de Eventos que já esta em face de acabamento e que abrigara outro relógio digital e o posto de informação ao turista – PIT, o calçamento do importante bairro Santo Antonio, o Centro de Atividade Econômica, Praças no Bairro do Rosário e Distrito de Jericó, Quadras poliesportivas em Canaã e em Jericó, Construção do Pólo Gastronômico de Triunfo (importantíssimos para atividade noturna de Triunfo), o Terminal Rodoviário de Triunfo, reforma do portal da cidade via Serra Talhada, a reforma do Museu do Cangaço e da Cidade de Triunfo, Novas instalações da SETUR, construção de praças dentro do programa Recantos da Cidade (Bairro da Liberdade, Museu do Cangaço, Pracinha dos Correios) temos assegurado pela SETUR/PE recurso para melhoria da Cachoeira dos Pingas, melhoria das estradas vicinais que dão acesso aos pontos turísticos.


Temos o entendimento que o turismo precisa principalmente de atenção em 04 eixos que são:

Promoção: Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal e o Plano de Comunicação e Marketing Turístico, Pesquisa para identificar os perfis dos turistas de Triunfo;

Qualificação: Qualificação de todos os setores ligados aos turistas, associativismo e cooperativismo das classes turísticas do município;

Infra-Estrutura: Investimento na infra-estrutura de melhoramento do atendimento ao turista, (Posto de Informação ao Turista, Pólo Gastronômico, Pátio de Eventos, Centro Criativo de Cultura, Casa do Careta, Pingas “Projeto Piloto para Atendimento ao Turistas nos Pontos Turísticos”, novas vias de circulação do transito, calçamento dos bairros, Academia das Cidades, Reforma do Portal, Projeto de Iluminação Noturna, Paisagismo da áreas verdes e praças do município, etc.);

Evento Geradores de Fluxo Turísticos: Replanejar os eventos de Triunfo em consonância com os recursos disponíveis, agregar o marketing ao eventos, projetos para realização de novos eventos para aumentar o fluxo turístico sazonal em todo o ano, parceria para realização de feiras, conferências e seminários em Triunfo.

Na área da cultura podemos destacar a realização da I Conferência Municipal de Cultura de Triunfo-PE, representantes do poder público e da sociedade civil estiveram reunidas, durante todo o dia para discutir o tema. Os participantes foram divididos em 05 grupos, cada um responsabilizando-se por apresentar propostas para desenvolver a cultura no âmbito municipal, estadual e federal de acordo com eixos temáticos. No geral a Conferência atendeu às expectativas, uma vez que reuniu diversos artistas e pessoas envolvidas na luta pela promoção e desenvolvimento cultural em Triunfo, sugerindo, discutindo e participando efetivamente da elaboração das propostas que serão levadas para a conferência estadual e nacional.

Pela primeira vez, Triunfo utilizou-se de um ato democrático para discutir os temas básicos de cultura. Considerando-se a amplitude e a interação dos setores representados, a administração pública utilizou-se de um mecanismo de participação para com maior prioridade atender às carências da cidade e conhecer mais concretamente as aspirações da população na construção de um Município mais democrática e cultural. A diretriz mais importante retirada da Conferência foi à implementação do Sistema Municipal de Cultura, que integrará futuramente o Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Sistema de Informações de Cultura do Município, imprescindíveis para que as Políticas de Cultura sejam efetivamente realizadas no município. (Segue link para download do relatório da Conferência http://www.4shared.com/account/document/njmHWvjA/RELATORIO_FINAL_-_I_CONFERENCI.html)

Criamos a Jornada Cultural de Triunfo em parceria com SESC/PE uma forma de valorizar a cultural triunfense, com apresentações de teatro, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, musica, agregando todas as linguagens culturais existentes em Triunfo, como forma de difundir a cultura local, e oferecermos mais uma opção para todos os turistas que estão na cidade na época de maior fluxo turístico que o mês de Julho.

Juntamente com a produtora Mont Serra Filmes, realizamos em Triunfo um projeto chamado cinema no interior, onde tivemos a participação popular e de duas turmas de escolas públicas montando um curta-metragem, como forma de usar o segmento audiovisual como base na formação cidadã e cultural dos estudantes. Desse projeto resultou no documentário “Caretas – o Senhor da Ladeira”, onde conta a historia do careta e a sua representatividade para a cultura triunfense e pernambucana. Esse documentário já foi exibido em 03 festivais audiovisuais e fez parte da programação do III Festival de Cinema de Triunfo.

Dentro do programa de Difusão Cultural da SETUR que visa auxiliar os grupos culturais do município em sua formalização com base na participação popular de um mesmo segmento, realizamos um sonho antigo dos brincantes triunfenses que era o de fundar uma Associação dos Bacamarteiros de Triunfo, entregamos aos mais de 50 brincantes o Registro do Grupo (Regulamentada Junto ao Exercito Brasileiro) e fardamento completo. Captamos juntamente com Grupos Culturais cerca de R$ 400.000,00 através de projetos culturais por intermédio de EDITAIS, esse valores são gerenciados pelos próprios grupos, podemos citar aqui dois pontos de cultura (Caretas de Triunfo e Renascer do Sertão) só para esse dois grupos serão cerca de R$ 360.000,00 investidos na difusão da cultura destes brincantes durante um período de 03 anos, juntamente com esse projeto esperamos que até o ano que vêm termos dois centros culturais o Centro Cultura “Casa do Careta” e “Renascer do Sertão”, um no Alto da Boa Vista e outro no distrito de Jericó, os mesmo funcionaram diariamente na promoção da inclusão social através da cultura e principalmente atendendo a questão da descentralização das ações. Além de termo fechado acordo com o SESC/PE para reforma do antigo prédio da cadeia municipal onde passara a funcionar o Centro Criativo de Cultura, com aulas dentro de todos os segmentos culturais, receberá exposições e contará com um anfiteatro para apresentações, dentre outras ações importantes para a democratização e difusão da cultura Triunfense, uma ação de curto e médio prazo, as obras já devem começar e o prazo da obra é de cerca de 06 meses.

Nos esportes juntamente com a Secretaria de Saúde do município viabilizamos que a Academia da Cidade fosse inaugurada e que acontecesse ações voltadas para a Saúde, Esportes e Lazer de forma continua. Foi realizado em 2010 o Campeonato Amador Municipal onde a equipe do Sitio Lage sagrousse campeã.

Mais como disse no início só estamos começando a estruturar as ações tendo em vista que estamos à frente da gestão há apenas um pouco mais de 01 ano e meio, mas em todas as ações desenvolvidas buscamos a sustentabilidade para a continuidade da gestão que estamos propondo para o gerenciamento do turismo e da cultura de Triunfo, ainda existe muito a ser feito, Triunfo merece ser referência em se tratando de gestão de turismo por ser uma das cidades com uma vocação nata para a exploração do segmento turístico.

Mais precisamos nestes termos faz-se necessário que a sociedade civil desperte para a indispensabilidade da sua atuação no processo de elaboração e condução das políticas públicas, exigindo ações efetivas e coerentes, deixando de relegar o direito constitucional e adquirido de participação, bem como deve agir em parceria com os gestores locais no intuito de desenvolverem, conjuntamente, uma política cultural que atenda aos anseios e demandas do município de Triunfo.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Boa entrevista.

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.