quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dicionário da Transparência


Transparência: do latim: Perspicuus

Do inglês: Transparency

Do português: Pra que mostrar?

Essa é uma situação muito corriqueira no dia a dia de todos nós.
Buscamos sempre nos informar do que nos rodeia, mas os órgãos públicos (ainda) buscam nos esconder. É uma situação que acaba gerando o desagrado por parte de um povo que quer e gosta de saber onde e como seu dinheiro está sendo implementado.

Não adianta interagir, o que causa o efeito de unidade por parte dos colaboradores é o comprometimento e relacionamento de igualdade que os dados da cidade revelam. Vejamos... se reclamo da saúde, se reclamo da educação e todos os dias alguém nos  telejornais diz que o governo está “abarrotado” de dinheiro só esperando projetos, a única coisa que posso pensar é que os que candidatos que elegemos estão pegando nosso dinheiro e nada estão fazendo.

Balanços semanais, mensais, semestrais deixariam que mais da metade das críticas fossem sanadas pelo simples fato de sentirmos a ação de bem coletivo que os gestores estão tomando. Os projetos podem ser que não vinguem, mas saberemos que eles foram feitos.

No meu curso, aprendi que publicidade não vende o que o produto tem, mas sim o que a propaganda transmite. Isso pode ser usado na “Máquina” do poder público. Queremos ação, além desta a tão sonhada transparência. Mas é muito difícil isso acontecer, pois instituições que não revelam seus balanços, metas ou projetos tem algo a esconder. Sendo assim não serei eu, um simples estudante, que mexerei no formigueiro com a mão cheia de doce.

2 Comentários:

Toninho Melo disse...

A Paraíba sai na frente e lança o SAGRES (http://sagres.tce.pb.gov.br/) onde encontra-se praticamente todo o balanço das contas de cada cidade do Estado. Será obrigatório para todos os municípios do País disponibilizar suas contas. Com maior fiscalização menor os desvios de dinheiro.

Anônimo disse...

Já pensou quando Triunfo for obrigado a disponibilizar suas contas publicas? Muito ricaço a custa do dinheiro publico vai cair na bancarrota, vai falir, ficar pobrinho de jó. Quem viver, verá

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.