segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Novas regras para venda de antibióticos

As novas regras da Anvisa para aumentar o controle na venda de antibióticos foram oficialmente anunciadas no dia 28 de outubro, no Diário Oficial da União, com a publicação da RDC 44/10. A principal mudança é que, a partir de agora, esses medicamentos (isolados ou em associação) só poderão ser dispensados mediante apresentação de receita especial em duas vias, sendo que a primeira ficará retida no estabelecimento e, a segunda, devolvida ao paciente atestada, como comprovante de atendimento.

Esta medida tem como principal função reduzir a venda abusiva dessas medicações que se usadas demasiadamente ou erroneamente podem levar a resistência bacteriana, criando assim bactérias super resistentes como a KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase) que vem causando problemas no Distrito Federal.

A normativa contém um anexo com a lista das 93 substâncias antimicrobianas sujeitas às novas regras, cujas receitas passarão a ter validade de dez dias a contar de sua emissão.

Em Triunfo é comum pacientes com dor de garganta por exemplo já tomarem antibióticos sem antes consultar o médico, ou até mesmo já chegarem no consultório pedindo medicações como “Benzetacil”. Sendo que, por falta de informação, não sabem que a maioria dessas afecções são causadas por vírus e são autolimitadas, ou seja, antibiótico nenhum é necessário. Com o tempo e o uso incorreto será preciso o uso de antibióticos mais fortes pra levar a cura.

Essa resolução vem como um grande avanço e era esperada pelos profissionais da saúde há muito tempo. Dificultar o acesso a essas substâncias é preservar os avanços conquistados com esse invento, melhorando e tornando mais barato o tratamento da população.

0 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.