sábado, 19 de fevereiro de 2011

"Diário de São Paulo" exalta Nelson Triunfo


Na trilha do 'Triunfo'
Dançarino, cantor e compositor que teve participação fundamental na história do hip-hop nacional, Nelson Triunfo é tema de biografia e documentário. E vai lançar um CD

É impossível não reparar em um sujeito com mais de 1,90 m de altura e uma monumental cabeleira Black Power. Mas o que realmente chama a atenção em Nelson Triunfo é a sua habilidade como dançarino. No embalo do hip-hop, funk e black music, ele ajudou a sedimentar os alicerces do rap nacional no início dos anos 80.

Uma década e meia antes, também já havia sido o precursor dos grupos de dança de rua no Brasil. Nascido em Triunfo (PE), Nelsão, como é conhecido entre os amigos, foi estudar em Paulo Afonso (BA) e lá conheceu a música de James Brown e a cultura Black Power que estava em destaque nos EUA. "Nos bailes, eu inventa uns passos e a galera toda vinha na onda. Daí surgiu o primeiro grupo chamado Os Invertebrados, justamente porque a gente parecia não ter osso nenhum no corpo quando dançava", comenta.

Em 1978, quando James Brown, considerado o rei da black music, esteve em turnê no Brasil, a sua música "Sex Machine" já era bem conhecida nos bailes da cidade justamente pelas performances incendiárias de Nelson Triunfo nas pistas. "A dança sempre foi contagiante e eu dançava essa música como ninguém. Quando o Rei chegou eu fui até o aeroporto recepcioná-lo e ficamos amigos ali mesmo. O show daquela turnê no Palmeiras foi incrível. Tinha gente até no teto", lembra o dançarino.

O jeitão descontraído e o jogo de cintura de Triunfo abriram as portas da TV e do cinema. "Só de participações no 'Show da Xuxa' foram mais de vinte. Ela tem um astral muito bom." Triunfo também é cantor e vai lançar, depois do Carnaval, um disco de rap com a participação do grupo Inhocuné Soul.

Metrô São Bento
Foi de Nelson a primeira iniciativa de se dançar hip-hop nas ruas da cidade. "Foi aí que surgiram os grupos de dançarinos da Estação São Bento do Metrô e da Rua 24 de Maio", comenta.
As aventuras do dançarino estão no documentário "Triunfo", da produtora Canal Aberto, previsto para ser lançado no próximo ano.

1 Comentários:

Anônimo disse...

nelson triunfo, é uma pessoa maravilhosa, como ser humano, e divulgador da arte hip hop,seria bom as autoridade da educação brasileira colocar este tipo de dança e musica nas escolas, pois diverte, ensina e pura ginastica. quer coisa melhor.
nelson triunfo brasileiro da gema, uma pessoa notavel e com brilho proprio. viva nelson triunfo.

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.