quarta-feira, 23 de março de 2011

Saiba como elaborar um bom currículo


Simplicidade, clareza e concisão. As mesmas regras para um bom texto dissertativo também valem na hora de elaborar um bom currículo. A análise desse documento costuma ser a primeira etapa de um processo de seleção de candidatos interessados em ingressar numa organização, seja para emprego ou estágio; é um documento de apresentação. Por essa razão, é fundamental que seja bem elaborado. Especialistas entrevistados pelo NE10 são unânimes em alertar sobre o principal erro dos currículos que analisam: excessos de informações que agregam pouco ou nenhum valor ao cargo pretendido.

A psicanalista Sílvia Gusmão, que atua na área de orientação e aperfeiçoamento profissional, afirma que a objetividade é fundamental, já que os profissionais que fazem seleção frequentemente têm em mãos diversos currículos para serem analisados. "Ser sucinto e fazer constar apenas as informações relevantes ao cargo que se candidata é estratégico para chamar a atenção do profissional que está conduzindo o processo para o foco que se quer", aconselha.

PRINCIPAIS ERROS
Não faça um currículo com mais de duas páginas
Não coloque foto, a não ser que a vaga solicite
Nos dados pessoais, documentos não são necessários
Indique somente as últimas experiências profissionais
Não descreva sua personalidade
Ao enviar por e-mail, seja sucinto na apresentação
Fonte: UOL Empregos

Se a intenção é um cargo em vendas, não há necessidade de incluir um curso de maquiagem, culinária ou técnico em raio-x, por exemplo. A gerente em Recursos Humanos do Sesc Pernambuco, Eulina Cisneiros, alerta que a "história de vida profissional" do candidato deve ser resumida. "Se a pessoa trabalhou em quatro empresas e nas quatro atuou em atividades semelhantes, não é necessário repeti-las", indica.

Ao contrário do que muito candidato pensa, não é a quantidade de páginas que vai impressionar o profissional de recurso humanos, tampouco o número de experiências profissionais que se tenha, mas sim, dados que sejam relevantes para ocupar a vaga. Sílvia Gusmão, que também é sócia da Trajeto Consultoria, explica que uma ou, no máximo, duas páginas são suficientes e que devem constar:

» Dados pessoais (nome, idade, número de dependentes, endereço, e-mail e telefone para contatos);
» Objetivos pretendidos (cargo ou posição almejada);
» Formação escolar;
» Experiência profissional;
» Habilidades e qualificações profissionais (principais pontos fortes e competências pessoais).

INTERNET- Muitas empresas possuem um cadastro próprio em sua página na web - geralmente numa seção "Trabalhe conosco" - para que o candidato apenas preencha-o. Outras, porém, solicitam que o currículo seja enviado por e-mail. Neste caso, a orientação é que anexe o arquivo e não copie e cole o mesmo no corpo do e-mail. "A vantagem de se enviar o currículo anexado é porque ele não desfigura o formato, caso o profissional que esteja realizando a seleção deseje imprimi-lo para uma análise mais pormenorizada", esclarece Sílvia Gusmão.

Além disso, é interessante redigir uma carta de apresentação, abordando sucintamente o interesse pela vaga. "Nesta carta é importante destacar o que despertou interesse por trabalhar naquela empresa e o objetivo da atuação", afirma Eulina Cisneiros. A gerente de RH acrescenta que do mesmo jeito que a organização seleciona um profissional dentro do perfil almejado, o candidato também deve procurar empresas com a qual se identifique.

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