quinta-feira, 28 de abril de 2011

Magno Martins: A emoção de voltar a Triunfo, meu xodó do Sertão

(Vereador Josivan, Diana Rodrigues, Evanildo Fonseca, Magno Martins, Rosário Gusmão, Lúcia Lima, Jean Rodrigues, vereador Zé Carlos)

Uma das paixões de minha vida, Triunfo está cada dia mais bela, charmosa e sedutora. Como sempre, repleta de turistas. Não consegui pernoitar, ontem, por lá, onde fiz palestra no emblemático Cine Teatro Guarany, porque simplesmente todos os hotéis estavam lotados. Certa vez, Josias Albuquerque, presidente do SESC, me disse que o hotel da instituição em Triunfo vivia o ano inteiro lotado.

E que era preciso fazer reserva um ano antes. Não acreditei, mas é verdade. Descansar em Triunfo é curtir seu friozinho gostoso, provar da galinha caipira do hotel Baixa Verde, degustar as iguarias do maravilhoso Café do Brejo, mergulhar em suas belas cachoeiras, subir no Pico do Papagaio, comer rapadura nos seus engenhos, descer à nascente da Furna da Laje, ir ao Poço Dantas e percorrer com os olhos bem abertos o sítio histórico, para aprecia a sua beleza.

Cidade mais alta do território pernambucano (são 1.100 metros de altitude), Triunfo é um verdadeiro paraíso. Apesar de localizada na região das secas (o semi-árido nordestino), ela esbanja água que brota de fontes naturais, escorre por mansas cachoeiras e forma belos lagos e açudes

De clima ameno, com temperaturas entre 15 e 10 graus no período chuvoso, a cidade conta ainda com um patrimônio histórico-cultural de fazer inveja. Daí, não ser nenhum exagero afirmar que Triunfo tem uma forte potencialidade para o turismo e é visita obrigatória para quem pretende curtir o melhor de Pernambuco.

Para mim, não foi surpresa o Cine Teatro Guarany lotar para acompanhar a minha palestra, porque a cidade tem uma população politizada com uma cultura enraizada nas vertentes da poesia do Pajeú. O prefeito Luciano Bonfim, em viagem ao Recife, foi representado pela secretária de Educação, Diana Rodrigues, uma pessoa fina, elegante e sintonizada com a realidade local.

Também encontrei por lá os secretários Jean Rodrigues (Planejamento); Evanildo Fonseca (Turismo); o gerente do cine-teatro Guarany, André Vasconcelos; o presidente da Câmara, Josivan Geraldo (PMN) e vereador José Carlos (PR); Caio Borges, do portal Triunfo, Marquinhos Dantas e Marlon Brito, da rádio Nova Gospel FM de Serra Talhada; e Ednaldo André, da rádio Triunfo FM, além de Marleide Bezerra, da Associação Comercial de Triunfo; Rosário Gusmão, chefe de gabinete do prefeito e meu amigo Pedro, da Pousada Baixa Verde.

Triunfo ficou mais charmosa ainda depois da instalação do teleférico que leva ao Centro de Turismo e Lazer do SESC. Ele permite ao visitante uma vista panorâmica da cidade, com seus casarios históricos, formado por construções dos séculos XVIII e XIX, em bom estado de conservação.

Se for a Triunfo não deixe de fazer uma visita a Casa Grande das Almas. Localizada na zona rural, no Sítio das Almas, já na divisa com o Estado da Paraíba. É uma construção do final do Século XIX, com 14 cômodos, erguida pelo alferes João Timóteo de Lima. Metade do casarão fica em território pernambucano e ou outros cômodos em solo paraibano.

Por essa razão, foi um dos abrigos preferidos pelo cangaceiro Lampião que era amigo do alferes: quando a polícia pernambucana chegava ali, Lampião se instalava nos cômodos do lado paraibano, onde os policiais pernambucanos não podiam atuar. Quando a polícia paraibana chegava, Lampião fazia o caminho inverso. A casa conserva sua estrutura original em pedra e cal e ainda guarda vários objetos do seu primeiro proprietário.

(Fotos: Júnior Finfa)

1 Comentários:

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.