terça-feira, 7 de setembro de 2010

Conheça a nossa história, triunfense!

Você conhece a história da nossa cidade? Conhece nomes como Felinto Wanderley, Carolino Campos, Manoel Pereira Lima, José Veríssimo, Artur Viana, Artur Diniz entre outros? Se for feita essa pergunta pra alguém com menos de 20 anos é improvável que conheça. O que podem saber é que tal praça tem nome de fulano, o hospital tem nome de beltrano, mas saber o que o cidadão fez para merecer a honra de ter seu nome em um prédio público é muito difícil.

Sempre gostei muito de história, lia muito sobre história das grandes civilizações, do Brasil e a Européia , porém percebi que de Triunfo sabia muito pouco. Além do que nos ensinam na escola (que é quase nada), tinha em mente algumas figuras que meus avós e pais me contavam. Sempre tive curiosidade e fiquei deslumbrado quando tive acesso a exemplares da Voz do Sertão, A verdade escrita e o Jornal da UTE. Senti-me vivendo aquela época. Apesar de mesmo assim ser pouca coisa, descobri a importância de nomes como Carolino Campos, João Barbosa Sitônio, Diocleciano Pereira Lima.

Mas porque não tem isso na escola? Nosso estudante precisa saber o processo que transformou nossa cidade para o que ela é hoje. É um passo importante para o jovem valorizar e ter orgulho da terra onde vive, além de proteger e cuidar dos patrimônios públicos os quais foram dados nomes desses que fizeram história.

Infelizmente o material para estudo é muito pouco e as histórias são passadas verbalmente por gerações. Alguns ainda divulgam suas pesquisas, como Robério Vasconcelos,Lucivaldo Ferreira e André Vasconcelos que escrevem para o” Boom, Triunfo, Boom”, fato este que merece aplauso. Convido a todos que tiverem histórias, contos, fábulas que nos mandem para podermos publicá-las. Gostaria também de pedir ao blogueiro Carlos Ferraz que participou ativamente da vida social e que deve ter um bom acervo dos jornais que movimentaram Triunfo nas décadas de 70 e 80, pudesse disponibilizá-las em seu blog, que é um dos mais vistos da cidade. Isso só engrandeceria nossas mentes e contribuiria para imortalizar nossa história.

1 Comentários:

Anônimo disse...

É verdade, pouco se sabe da nossa história. Texto muito bom. é importante valorizar tudo sobre triunfo.

Postar um comentário

1 - Deve assinar com nome e sobrenome o post no final caso escolham a opção "anônimo" ou se identificar usando a opção "Nome/URL".
2 - O comentário tem que ser escrito em português, pelo menos com suas regras básicas.
3 - Qualquer adjetivo pejorativo a qualquer pessoa será deletado.
4 - Sobrenomes pejorativos também serão apagados.
5 - Comentários não relevantes ao tópico também serão apagados.